ESTAÇÃO DE UM PERSONAGEM SEM NOME (BVIW)
 
 

                                                  Não existe nação
                                                    sem memória...








Naquela estação desembarcou a infância e os melhores dias. Vozes suaves ecoam nos guichês da lembrança. Num piscar de olhos, cenas áridas invadem o pensamento e revelam a realidade hostil. Seu país acorda sob o manto da censura, direitos civis suspensos e prisões arbitrárias. A razão escurece, morre o sorriso e perde o fôlego no peito empaturrado de violência.


Sobrevive à crueldade das circunstâncias no refúgio fantasioso. Imagem recorrente e nostálgica da antiga estação na pequena cidade de seus avós. Nem sempre consegue viajar em liberdade neste espaço imaginário. O tempo das férias escolares encoberto pela névoa gelada da manhã. Fecha os olhos até lacrimejar as entranhas.


Na plataforma da tirania não há espaço para despedidas. Ausências penduram-se nos vagões da memória e o passageiro clandestino embarca para o exílio. Teve medo de escarrilar e perder o trem de sua história num túnel obscuro. Outros cenários contrastam o olhar opaco. Nada familiar ao redor. Laços desatados do passado e na esperança sequestrada, a sombra oca do amanhã.


Suporta a existência estrangeira respirando arte. Partituras e telas preenchem as horas. Embora não saiba mais distinguir a verdade, na alma torturada, resiste a marca da saudade: o perfume do colo amoroso. A estação do personagem sem nome ainda esboça o
mistério. Sorri ao lembrar-se criança. Em suas mãos a fotografia de um menino maroto, do outro lado do Atlântico, com os sapatos empoeirados. Solas riscadas no chão de sua terra.





(*) IMAGEM: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net


Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 17/03/2010
Reeditado em 17/03/2010
Código do texto: T2143497
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.