A LUZ DO FIM DO TÚNEL .

 

          Lembro-me de que quando era criança , pelo menos uma vez por ano minha família viajava de Belo Horizonte, minha terra natal , até o Rio de Janeiro onde meus avós e tios paternos moravam.

          Essas viagens eram feitas de trem, o que deixava a mim e minha irmã incrivelmente empolgados e elétricos pois naquela época viajar dessa forma era simplesmente o máximo que uma criança poderia sonhar a nível de longos e empolgantes passeios de aventuras.

          Entretanto, tinha uma coisa que me aterrorizava nessas viagens e que era exatamente quando o trem entrava em longos túneis que cortavam montanhas e assim encurtavam o caminho.

           Aquela escuridão momentânea me deixava apavorado e lembro perfeitamente que agarrava com toda força os braços da minha mãe com um medo enorme de que pudesse ficar escuro até o fim da viagem .

           Minha mãe, já acostumada com meus medos simplesmente me abraçava e dizia para esperar que a luz voltaria.

            Levou um bom tempo para que eu lesse ou escutasse a frase que se referia a luz no fim do túnel e toda vez que leio ou ouço essa frase me transporto para aqueles tempos de criança .

           Hoje já não tenho mais a minha mãe para me acalmar mas em compensação consigo entender perfeitamente o que significa a expressão “luz no fim do túnel”.

          Recentemente estive conversando com uma jovem senhora que foi abandonada pelo marido e que trabalha normalmente, estuda e cuida de dois filhos adolescentes. Essa senhora, digna de todas as homenagens e admiração é simplesmente portadora do vírus HIV e ao invés de chorar mágoas pela triste sina que é obrigada a conviver, simplesmente vê a vida com o maior dos otimismos e me repetiu aquela frase tão marcante na minha vida.

          A frase que ela me disse com toda enfase e olhos brilhando foi : ”Sempre há uma luz no fim do túnel“, e que deveria ser escrita com letras garrafais e pendurada num quadro com moldura dourada em todas as salas das pessoas pessimistas e negativas.

          Fico imaginando quantas vezes não acreditei que nas dificuldades e preocupações que já enfrentei realmente faltou fé e confiança para acreditar que no fim do túnel haveria uma luz me esperando !

          Hoje, analisando melhor essa expressão , que aliás já foi tema de uma palestra que fiz há alguns anos, vejo que a confiança tem que ser nossa companheira em todos os sentidos. Mesmo que estejamos ingressando num túnel, seja ele longo ou não, sempre haverá uma luz, um brilho, uma solução nos esperando mais adiante.

           Quando era criança, nas viagens que fazia eu tinha duas soluções práticas que minha ingenuidade me apresentava. Eu agarrava nos braços da minha mãe e fechava os olhos enquanto o trem atravessa o túnel.

          Na minha mente infantil  acreditava que fechando os olhos não veria o escuro e então, seria  mais fácil esperar pela claridade.

           Como adulto, muito cedo compreendi que fechar os olhos para as dificuldades e meus problemas não resolveria nada do que me incomodasse, que estivesse me fazendo mal ou que me atemorizasse.

            Muito pelo contrário, quanto mais meus olhos estivessem abertos, não só eu atravessaria o lado escuro do interior do túnel como mesmo dentro dele poderia vislumbrar a luz ao longe, que começaria a crescer, aumentar e vir em minha direção.

         À medida que eu confiasse e acreditasse que fosse qual fosse o tamanho do meu problema ou da minha preocupação sempre haveria uma solução, tudo acabaria sendo resolvido.

           Estou tocando nesse assunto porque hoje, ao voltar para casa escutei no radio uma música que há muito tempo não ouvia. Até tinha me esquecido dela e estou me referindo ao “Deixa a vida me levar”, que não tenho certeza do nome do autor mas que foi um grande sucesso na voz do Zeca Pagodinho .

          Comparando e mal comparando a letra da música com minhas experiências de infância e com todas as vezes que consegui superar os obstáculos naturais surgidos no meu caminho, e que não foram poucos, também não poderia dizer que na escuridão do túnel da vida sempre poderia ter enxergado uma luz brilhando lá na frente ?

           A verdade é que, hoje, bem mais maduro mais ainda como modesto aluno da Faculdade da Vida, meus mestres me deixaram esse magistral ensinamento que levei muito tempo para entender sua grandeza e profundidade...... : “Sempre haverá uma luz no fim do túnel !”..........


                                  *********



 



(.....imagens google....)
.

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 16/03/2010
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T2142367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.