POR TODA MINHA VIDA

 

Ao falarmos sobre mestres, nesta vida eu tive poucos, e poucos que me ensinaram muito do que sei hoje, mas sei que ainda terei neste meu percurso de vida muitos outros que viram, porque enquanto eu tiver vida, um pouco mais certamente com estes aprenderei.

Porque mestre é aquele que ao se dedicar a ensinar, ele ensina muitas coisas, e coisas até mesmo da vida, e da arte. Pois como todos sabem tenho o prazer de gostar de fazer teatro, de escrever e sempre estar contar um mestre, aprendendo coisas  que não posso, nem mesmo devo esquecer os momentos que estive ao seu lado e de outros amigos, em meados dos anos 70, numa secretaria, digamos assim, da policia federal, para que a mesma julgasse ou não uma cena de uma peça de teatro, escrita por ele.

E que de repente quase que dava bode, confuzão tudo porque isto em plena ditadura, em pleno AI-5, essa pessoa ao mostrar o figurino desta menina, o vestido desta fez projeção, demonstrando as cores da nossa bandeira numa parede. Putz, que vexame naquele momento, quase que todos no minimo iam em cana, cadeia mesmo no duro.

Mas tudo bem, graça aos céus tudo terminou direito, como assim se esperava que terminasse. Mas lendo uma matéria pro jornal que escrevo, esse falava de outro mestre que também aprendi muito com ele, até mesmo estar sempre alerta por toda minha vida, este me ensinou a fazer outras artes, como que acender uma fogueira, e acampar, mas por algum destino terminei sendo escoteiro do mar, e como um marinheiro eu fui conviver por muito tempo com aqueles que vivem no mar..

Portanto esse homem, era porque não aquele que por ser muito bom, ajudava aos outros, e para isto também contava com boas ações dos escoteiros. E essas histórias, são verdadeiras, e dificeis de esquecer porque tem pessoas nesta vida, tão maravilhosas que deixam no coração da gente uma marca bem dificil de serem apagadas.

 E sendo assim de um jeito ou de outro elas sempre estão presentes em nossos momentos de recordações. Recordações estas que, portanto nesta recordo Altimar Pimentel, um amigo e tanto, e o Sargento Lucena, outro mestre que me ensinou a ser um escoteiro do mar. E sendo escoteiro sei que minha alma é boa.