O mundo de mau-humor
Ultimamente tenho observado em diversos sentidos que o mundo está ficando mais sério. E consequentemente mais chato. Isso não é de hoje, embora eu achasse que não passava de uma pequena quantidade de pessoas que agiam de tal maneira. Acho que já até escrevi sobre isso, mas não me lembro e nem mesmo importa. Agora, me parece que essa quantidade cresceu e está ganhando cada vez mais voz dentro de qualquer e todo assunto que surge. Seja nos negócios (em que a pressão pelo bom resultado é grande), no futebol (onde não se pode mais "jogar bonito"), nas diversas redes sociais da internet (onde tudo é muito rápido) e até no humor (que não se pode brincar com mais nada). Poderia dar vários outros exemplos que ocorrem todo santo dia. Mas acho que isso já é o suficiente.
Do jeito que as coisas estão acontecendo, uma risada é motivo de grandes debates. Um enorme exagero. As brincadeiras estão aí justamente para fazer com que tenhamos uma boa razão para aliviarmos toda uma tensão que vivemos. Uma tensão rotineira. O que é até normal para o nosso mundo capitalista. Mas o que acontece é totalmente ao contrário. As brincadeiras que eram para divertir, estão causando um grande estresse pra todos. Tudo está gerando uma desnecessária discussão, desde a volta da Hebe a televisão, à comemorações dos jogadores de futebol depois que fazem um gol. O que acontece é que todos querem dar o ponto final. Todo mundo tem uma resposta pronta na ponta da língua para disparar quando surgir alguma coisa que não lhe agrade. Nisso o outro também se sente no direito de responder, e é resposta dali e daqui e não pará. Como disse: uma desnecessária discussão. Tudo está intolerante demais. Um falso moralismo, o politicamente correto.
É claro que nem sempre uma brincadeira é bem-vinda. Concordo com isso. Tem coisa que são, digamos assim, sensíveis demais para receber uma piada. É essencial que haja respeito em tudo o que fazemos.
Mas o que não podemos deixar acontecer, é que se perca a graça de fazer uma graça. Se tivermos medo de falarmos alguma coisa, e toda hora ter que pensar muito antes de falar, aí estamos encrencados (pra não usar outro termo). A diversão é essencial para que possamos levar uma vida mais leve, mais interessante.
Não devemos levar tudo muito a sério. Nem a nós mesmos.