O EGO ADULTO

O EGO ADULTO

Antoni BigCuore

(Sp.21.06.2004, 11:11hrs)

===========================================================

Nas duas crônicas anteriores, falávamos dos três estados do ego em que está estruturada a personalidade humana, segundo a teoria do Dr. Eric Berne, ilustre médico canadense.

O estado do ego pai, aquele em que falamos, gesticulamos e externamos os valores, preconceitos, internalizados em nosso subconsciente, de nosso pai.

O estado do ego criança é quando agimos, falamos e externamos a visão da criança interior, que todos trazemos dentro de nós. É aquele aspecto rebelde, musical, alegre, gozador, birrento, próprios de toda criança.

E o estado do ego adulto, como seria? Imagine o leitor numa empresa multinacional, por exemplo, como se faz o processo de tomada de decisões? Já imaginaram se a criança interior assumisse o comando? Como seria?

Neste caso, quando há necessidade imperiosa de se tomar grandes decisões, as quais envolvem bilhões de dólares, nada melhor que deixar o lado racional tomar conta de tudo.

Então o estado do ego adulto é quando nossa mente analisa racionalmente os dados (ver, julgar e agir) de uma determinada realidade (no caso de uma empresa, analise os balanços dos últimos 5 anos, p. ex., mais dados estatísticos), com o objetivo de se tomar decisões. Citei o caso de uma empresa mas, na realidade, leva-se em conta qualquer tipo de azienda (organização). Pode ser, por exemplo, um clube de futebol, uma entidade beneficiente, partido político, comunidade eclesial de base, pastoral (saúde, promoção social etc). Quer dizer, os coordenadores destas entidades quando vão tomar decisões, devem fazê-las (e geralmente as fazem) movidos pelo estado do ego adulto.

Ele (ego adulto) se constitui no estado de ânimo sério, sem brincadeiras, sempre analisando objetiva e racionalmente os dados a serem julgados a fim de se tomar as decisões pertinentes.

O ideal, como dissemos anteriormente, é que a personalidade seja guiada essencialmente pelo ego adulto, mesclado, evidentemente, com o estado do ego pai (naquilo que ele tem de bom, ex. noção do perigo, conselho etc) e o lado charmoso do ego criança, o qual dá aquele toque mágico à personalidade, sobretudo no aspecto musical e criativo, próprios deste estado de ego.É isto aí!.(fine)

===========================================================

Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor e Escritor em SP. Seu livro se chama, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos pelos emails: antonibigcuore@yahoo.com.br ou antonibigcuore@uol.com.br. Veja o LINK:www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. (All Rights Reserved)

===========================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 11/08/2006
Código do texto: T213846
Classificação de conteúdo: seguro