BRINCADEIRAS ESCONDEM VERDADES?
Cada coisa que a gente vê nesta vida! Recebi de troco, há dias, uma nota de R$ 2,00 em que algum engraçadinho escreveu: "Goze da vida, porque você nasceu de uma gozada". Pode? Eu nem tinha notado... Tomei um ônibus e ao olhar o dinheiro me deparei com aquela preciosidade estampada na nota. Imagina eu, uma coroa (embora enxuta... rsrsrssr), entregando o dinheiro ao cobrador. Ainda bem que não sou puritana.
A criatividade do povo é muito dinâmica. O brasileiro faz piada com tudo. É sogra, bêbado, padre, papagaio, políticos e por aí vai. Brincam até com a desgraça. Tem aquela, por exemplo, que diz: "se dinheiro fosse merda, pobre nascia sem... (censura!). Mas, creio que todo mundo conhece. E tem algumas até meio ofensivas, principalmente em se tratando de governadores, que não escapam à ironia do funcionalismo público. Tivemos uma Secretária de Educação aqui, da qual se contavam feitos homéricos e nem um pouco elegantes de sua vida pregressa. Bem, deixa p'rá lá, que estou em fim de carreira e não vai ser agora que vou atolar o pé na m...
Por essas e outras me veio à mente uma série de ditados populares gaúchos (creio que todos os Estados brasileiros têm). Mas não me ative simplesmente a citá-los , até porque muitos já devem ser conhecidos dos leitores. Coloquei ao lado de cada ditado a quem ou a que situação, eu acho, ele poderia ser direcionado. Vamos lá:
* Firme que nem prego em polenta = Bêbado.
* Mais curto que coice de porco = Salário mínimo.
* Saracoteando mais que bolacha em boca de véia = Ivete Sangalo e Claudia Leite.
* Mais angustiado que barata de barriga p'rá cima = Trabalhador desempregado.
* Mais sofrido que joelho de freira em Semana Santa = Fila do SUS.
* Mais comprido que puteada de gago = Processo judicial.
* Mais faceiro que mosca em tampa de xarope = Lula com Dilma à tiracolo.
* Mais medroso que cascudo atravesssando galinheiro - Pedestre em faixa de segurança.
* Mais sujo que pau de galinheiro = Congresso Nacional.
* Mais gasto que fundilho de tropeiro = José Sarney.
* Mais chato que chinelo de gordo = BBB.
* Bom como namoro no começo = Recanto das Letras.
* Feliz que nem lambarí de sanga = Dilma de braço dado com o Lula.
* Mais metido que merda em chinelo de dedo = MST.
* Empacado como burro de mascate = Salário mínimo.
* Solto que nem peido em bombacha = Corruptos.
Encerro pedindo desculpas por algumas palavras mal-cheirosas, mas são parte do folclore riograndense. E, pensando bem, fedem mais algumas das associações que eu fiz, que os ditados propriamente ditos. Quando a T.M.Alvariz retornar, poderá avalizar o que escrevi.