O direito de falar e ouvir

É a ansiedade que causa os maiores desentendimentos entre as pessoas. Normalmente, quem está ouvindo sente uma imensa ansiedade em falar logo, com receio de perder o pensamento, por isso corta a palavra do outro e deixa de saber com propriedade o que o outro tem para falar, por isso, ouvir é um exercício essencial na busca pela paz.

Observe com calma o que ocorre no seu interior e deixe a energia fluir. Quando estiver falando, leve em consideração que para um bom relacionamento é necessário respeitar nos outros o direito de falar, quando estiver ouvindo, treine dentro de si o poder da paciência e se permita ao prazer de saber que ouvir é o melhor caminho do amor.

Os maiores problemas nos relacionamentos acontecem exatamente por conta deste descuido. Muitas vezes falamos demais quando conversamos com as pessoas que convivem conosco, sem atentar para o respeito necessário para o bom entendimento e, ultrapassamos os limites do respeito, criando desnecessariamente tensão e raiva no outro.

Aquilo que é bobagem para alguns, é muito importante para outros e isso é muito importante termos em nossa consciência. Quando amamos alguém e, devemos amar sempre o maior número de pessoas, fazemos tudo para agradar e este é um esforço que vale a pena ser praticado. O esforço pelo respeito, no direito de falar e ouvir.