Tempos atrás cruzou o meu caminho uma pessoa linda, maravilhosa, dessas que jamais poderia esquecer e que me ensinou uma das maiores verdades e que até hoje me ajuda a enfrentar meu dia a dia.
O que ela me mostrou é tão simples e ao mesmo tempo tão profundo, quase difícil de acreditar que funcione, que seja sério, que dê certo. Entretanto tem uma força poderosa, dessas simplesmente arrebatadoras e que me fizeram e me fazem ver as coisas acontecidas e por acontecer de uma forma bem diferente de tudo que tinha visto antes.
Essa mulher iluminada me disse que todos os dias, chova ou faça sol, ela abre sua janela , olha para o firmamento e agradece por mais um lindo dia, que o sol possa continuar aquecendo a Terra e que a chuva venha sempre serena, sem causar estragos.
Vejam bem, chova ou faço sol, diariamente ela repete o mesmo ritual, ainda que naquele momento mágico esteja desabando uma enorme tempestade ou que o céu esteja coalhado por centenas de nuvens cinzentas e ameaçadoras.
Confesso que não foi de imediato que consegui entender a magia desse gesto e hoje, faço isso todas os dias ao acordar e se querem saber , por mais enfurecido que esteja o senhor das tempestades, ainda assim consigo olhar a água que despenca do céu com a maior serenidade.
Tudo bem que muitas vezes gostaríamos de ser despertados com um raiozinho de sol bailando no nosso rosto mas e quando está chovendo e simplesmente viramos para o canto e continuamos dormindo ?
Não seria nenhum exagero da minha parte se lhes relatasse que muitas das melhores coisas acontecidas na minha vida ocorreram justamente em dias que começaram chuvosos . São boas lembranças, apesar de bem molhadas, mas não deixam de serem boas lembranças.
Certa ocasião, por exemplo, debaixo de uma verdadeira canícula entrei numa loja de departamentos para comprar uma pequena prancha de surf para o meu filho, naquela época com pouco mais de oito anos.
Acontece que na tal loja vi tantas coisas bonitas, tantas pessoas interessantes que perdi completamente a noção do tempo e depois de um saboroso lanche, finalmente comprei a tal prancha que pelo seu tamanho foi apenas embalada com um pequeno pedaço de papel com a logomarca da loja.
Tomando todo o cuidado para não esbarrar em ninguém, desci as escadas e completamente distraído saí pela porta principal da loja e aí percebi que o tempo estava escuro e a rua completamente alagada, pois enquanto estava dentro da loja tinha desabado um verdadeiro dilúvio que inundou as principais ruas do centro da cidade.
Não é difícil imaginar os olhares curiosos e alguns até debochados das pessoas me vendo atravessar ruas alagadas com uma prancha debaixo do braço.
Mas a grande verdade é que, ao contrário do que acontece com muita gente as manhãs de chuva não me entristecem. Gosto de ouvir o barulho das gotas salpicando meu telhado e as goteiras que formam pequenas cachoeiras pelas pontas das telhas aqui da minha casa.
E depois, aquele ar úmido e refrescante realmente estimula os que querem começar o dia bem dispostos. Alguns vão reclamar das poças d'água mas eu nem ligo. Nessas ocasiões dirijo com cuidado e pelo menos até hoje, nunca fiquei enguiçado por conta de chuvaradas e dilúvios e nem provoquei acidentes.
É possível que poucos me entendam mas gosto das manhãs de chuva, pois elas me transmitem uma sensação de paz, de bem estar e me trazem doces lembranças de acontecimentos que guardo com carinho na minha mente.
Sei que muitos poderão argumentar que detestam guarda chuvas. Eu não, me dou muito bem com o meu. Aliás, tenho dois, um deles está sempre no carro.
O chato é que, quando tenho que sair do carro e pegar o guarda chuvas no porta malas, tomo um belo banho.
Mas tudo bem, faz parte de uma deliciosa manhã de chuva.......
*********
(....imagens google....)