EGO PAI

EGO PAI

Antoni BigCuore

(SP., 15.06.2004, 3ª.feira, 14:32hrs.)

=======================================================

Em meu artigo do dia 09 de junho próximo passado, falávamos da teoria do estado do ego, do Dr.Eric Berne, médico e psicólogo canadense, explicitado em seu livro, A Teoria da Análise Transacional.

Falamos do estado do ego criança e, hoje, vamos tecer alguns comentários sobre o “estado do ego pai”.

Quando uma pessoa pensa, sente e age como seu pai fazia, podemos dizer que ela está em seu estado de ego pai. A criança normalmente assimila o que ela vê e sente dos adultos. No caso, ela vai crescendo sofrendo todas as influências do meio ambiente mas, sobretudo, de seus pais (mãe e pai especificamente). Inconscientemente ela assimila gestos, tom de voz, idéias, preconceitos, modo de agir de seus pais. Sobretudo os preconceitos são marcantes do “estado do ego pai”. O ego da criança INTERNALIZA todos os preconceitos vindo de seus pais.

Observe neste diálogo: _____Joãozinho vai para cama, está na hora de você dormir, amanha você tem que levantar cedo.

_____Moleque desobediente, não vê que sua mãe o está chamando?

_____Eu bem que o avisei para não se meter com “aquela fulana”, você desobedeceu, e viu no que deu. Seu pai o aconselhou, mas você não me ouviu...

_____Cuidado, meu filho, isto é muito perigoso! Mantenha-se à distância...

É característica do estado do ego pai, dar conselhos a seus filhos, bem como no relacionamento com demais pessoas, sobretudo no trabalho isto também ocorre. A noção do perigo, também, se constituiu numa característica do “ego pai”.

Diríamos que o estado do “ego pai” se constitui naquele famoso “breque” que tem de haver na vida dos filhos. (diríamos hoje a imposição dos limites). Mormente nos dias de hoje, em que a educação está passando por séria crise, o trabalho dos pais e professores também tem grande relevância na educação da juventude, pautado pelo estado do “ego pai”.

A virtude da prudência, a noção do perigo, se constituem em atributos específicos do ego pai, tão necessários ao desenvolvimento da personalidade da criança.

Observe meu caro leitor, em seu dia a dia, como se processa a comunicação interpessoal e analise, sem preconceitos, onde situar o seu estado do ego. É lógico que a mudança de estado do ego, é muito sutil, muito flexível. Não existe uma fronteira rígida. O deslocamento de um estado para o outro se faz de uma maneira muito simples e muito imprevisível também.

O diálogo pode começar com o estado do ego pai, passar pelo ego adulto e finalizar com o estado do ego criança. Basta observar.

===========================================================

Antoni Big.Cuore. O autor é cantor e Escritor em SP. Sua obra mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos com o autor ou e.mail antonibigcuore@yahoo.com.br. Conheça mais os seus textos no saite LINK: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

===========================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 10/08/2006
Código do texto: T213100
Classificação de conteúdo: seguro