APOSENTADORIA

A aposentadoria é almejada por muitos quando se está em atividade trabalhista, mas poucos se preparam para tal. Existem diversos motivos que levam a isso:

Pode ser por achar que vai demorar muito, ou pensar que não vai chegar lá, porém, a grande maioria acredito eu, é por falta de condições financeiras e psicológicas para tal. Suponho que seria de grande valia a partir do início de carreira profissional receber orientação para algo que naturalmente deverá acontecer em um futuro próximo, o serviço social de grandes empresas e também o Governo deveriam participar e fazer acompanhamento objetivando um convívio dos trabalhadores aposentados e os que estão em atividade, talvez oferecer um trabalho na mesma ou em função diferente de sua profissão em meio expediente por um período a ser estudado.

No Brasil envelhecer é quase ficar marginalizado, há poucas ou raríssimas atividades voltadas para suprir as necessidades de uma classe que segundo informações, cresce e muito nos últimos anos, graças ao “melhoramento na Qualidade de Vida” mesmo com o estado precário dos órgãos responsáveis pela SAÚDE PÚBLICA! Sou propenso a fazer uso do humor brasileiro porque realmente o aposentado brasileiro não desiste nunca.

Quando em atividade o salário já não é o ideal para as necessidades básicas do indivíduo, principalmente sendo casado e com filhos para criar e educar, o que dizer então do salário pos aposentadoria? Aposentando com aposentadoria integral o sujeito já começa deixando de perceber trinta por cento 30% do seu pagamento, geralmente perde também o plano de saúde para a família e, aí então gente é contar com a Assistência divina porque o Serviço de Saúde Pública é uma calamidade.

Para terminar gostaria de dizer que sou aposentado e consigo viver com dignidade, mas isso a custa de abrir mão de muitos sonhos nada ambiciosos, apenas coisas que um cidadão honesto e trabalhador gostaria de usufruir, minha maior frustração é não ter conseguido preparar-me para exercer uma outra atividade profissional ou liberal para levar a vida com um pouco mais de tranqüilidade tanto financeira quanto talvez social e familiar, ainda que vivo bem com minha esposa, filhos, netos, sobrinhos e irmãos.

Paz e saúde a nós todos é o que almejo de alma e coração.