Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, fico cismando se não deveríamos pensar em Ambiente Inteiro. Sim, nada de meio. O que desejamos é um Ambiente integral, pleno em sua natureza e preservado em sua totalidade.

Pensar no Meio Ambiente como nosso lar, local onde temos nossa morada, ainda que passageira, é buscar uma identificação com o espaço que nos cerca e acolhe nosso cotidiano. Não posso deixar de me perguntar se conseguimos perceber, com profundidade, a importância de tratarmos bem este cenário onde se desenrola nossa história, a história da humanidade. Reservas naturais, água, matas, o ar que respiramos! Nossa alimentação! Tudo nos vem do Meio Ambiente.

Estaremos realmente cientes da seriedade que exige um assunto de tal ordem? Tantas outras questões de somenos ganham nossa atenção, e justamente um assunto tão vital, parece que deixamos de lado como se fosse possível ignorar.

Ao avaliar o modo como andamos tratando nosso planeta, como temos lidado com os elementos que garantem nossa sobrevivência, fico receosa dos resultados que teremos daqui a algum tempo. A maneira displicente como se desperdiça o que nos é dado gratuitamente; a não valorização das reservas que nele se encontram, apontam para um futuro problemático e desastroso.

É aflitiva a sensação que se tem ao acompanhar desmatamentos, poluição, desrespeito com a fauna nativa, irresponsabilidade ao se permitir queimadas aleatórias, enfim, todo tipo de desrespeito ao nosso Lar.

Há que se levar em conta a preciosidade que nos foi dada por nossa mãe Terra. E há que se responsabilizar pela dádiva recebida, se não por nós mesmos, pelas gerações futuras, que correm o risco de receberem um planeta devastado.

Penso ser o momento propício para uma conscientização, decisão firme e determinada de preservar o que apenas existe para nos servir e embelezar nossa existência. Que cada um dê conta do pequeno espaço que ocupa e reconheça os benefícios que recebe; valorize e colabore para a sua conservação. Já é um passo importante, pois estará zelando por uma fatia do Planeta e colaborando para sua sobrevivência.

Dia Mundial do Ambiente. Inteiro, não meio, pois é o ambiente que abriga toda a humanidade.

Proponho comemorar seu aniversário com um “bolo” de idéias amorosas e pragmáticas. Organizando uma festa onde o tema é: Natureza, os enfeites a beleza que lhe é própria. Os convidados: a humanidade e o presente: um futuro saudável para nosso querido Planeta Terra (ambiente integral).

E claro, ao cantarmos parabéns, que haja muito aplauso!

Priscila de Loureiro Coelho