CANOAS E O RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO
Canoas é a maior das cidades do Brasil e única no RS, a realizar o recadastramento biométrico, no qual todo cidadão brasileiro será identificado nas urnas, pela suas impressões digitais, impedindo assim, que uma pessoa vote no lugar de outra. O munício de Canoas foi escolhido para esta experiência pioneira, por sua proximidade à Sede, o que facilita o transporte de material e de pessoal, pelo apoio da Prefeitura e por representar 3% do eleitorado gaúcho.
Este fato seria motivo de orgulho para o cidadão canoense, não fosse a precariedade dos serviços básicos, como a saúde. Dia destes fui recadastrar meu título eleitoral na sede de uma sub-prefeitura, e pude constatar a eficiência deste serviço. Fui prontamente atendida, e olha que faltavam cinco minutos para o término do expediente. Fui conduzida à sala de atendiemnto e, pasmem, quatro funcionários estavam a minha disposição. Um deu-me bom dia, o outro ofereceu-me uma cadeira para aguardar, enquanto outro pedia-me os documentos e finalmente o último chamou-me para o atendimento, propriamente dito. Meus dez dedos foram quase insuficientes na hora da fazer a digitalização, de tantos funcionários que me atendiam. Atendimento vip! E rápido. Em poucos minutos saí, feliz com meu novo título, não sem antes atentar para o detalhe de que, numa sala, nada menos que oito, sim oito funcionários da prefeitura, desejaram-me bom dia. E o povo pagando tudo isto!
E saí dali pensando que na semana anterior ficara nada menos do que tres horas e vinte minutos, em pé numa fila do posto de saúde aguardando para "tentar" conseguir uma ficha e quando chegou a minha vez de ser atendida (por um único funcionário)
não havia mais fichas para o médico que eu queria. È um absurdo! O descaso, a falta de respeito para com o cidadão que não usufrui de um serviço básico eficiente, mesmo tendo pago impostos a vida inteira!
Mas o eleitorado necessita estar em dia com suas obrigações civis, precisa votar e para isto os órgão da prefeitura empenham-se, mesmo que até as eleições, muitos destes eleitores já tenham morrido por falta de atendimento médico, pela precariedade no setor da saúde. Mas o que são umas mortezinhas, perto do imenso número de eleitores que ainda resisti? Tenho uma ficha agendada para o cardiologista desde julho de 2009, claro que já fui ao médico particular, mas guardei a ficha para ver quando me chamarão para atendimento. Chega a ser hilário!
Teria muito orgulho sim, se Canoas figurasse como uma das cidades pioneiras em inovações e melhorias no setor da saúde. Assim na hora de dar meu voto eleitoral, a descrença para com as promessas políticas seria minimizada, mas...este é o nosso Brasil e isto é assunto para muitas outras crônicas!