O EGO CRIANÇA

Antoni Bigcuore*

Data: 09.06.2004, 4ª.feira, 9:28hrs

Alterado: 08.05.2019

_____________________________________________________

Há uma corrente da psicologia que se chama, Análise Transacional, e o seu principal idealizador, foi o Dr. Eric Berne, médico canadense, em seu livro chamado, Transactional Analysis in Psychotherapy (análise transacional em psicoterapia) e o Games Peoples Play (jogos que as pessoas fazem). Compulsando o meu baú de livros, encontro o “Born to Love”, que adquiri em 1977, tempo em que o livro era bem mais barato. Segundo do Dr. Berne, a personalidade está estruturada em três estados do “ego”: ego pai, ego adulto e ego criança.

Ego Pai: quando uma pessoa pensa, conversa, age ou se sente, como seu pai fazia, você se encontra em seu estado de ego Pai.

Ego Adulto: quando você trabalha com os dados da realidade, coletando fatos, calculando probabilidades, analisando objetivamente, racionalmente e, tomando decisões baseadas neste processo, você então está em seu estado de ego adulto.

E como seria então o estado do “ego criança” ? Quando você pensa, sente, age, conversa, sentindo-se como uma criança, o seu estado do ego seria então o de uma criança.

Todos nós temos uma criança dentro de nós, independentemente, da idade cronológica. Todos os caprichos, egoísmo, sentimento de posse, ciúmes, inveja, birra, provêem do ego criança. É também verdade que, o lado criativo da personalidade, o lado musical, poético, de certa forma o lado espiritual, constituem fontes do ego criança. Diríamos também o lado imaturo da personalidade provem também do estado de ego criança.

Observem nesta transação os estados do ego, como se manifestam:

A) Ego Adulto: _____que horas são? ___São 11 horas. ___Obrigado.

B) Ego Criança: ___que horas são? ___9 horas. __Oba, ainda dá pra brincar mais um pouco.

C) Ego Pai: __que horas são? __São 11 horas. __Você não vê Joãozinho que você está atrasado?.__ Saia da rua e volte já para casa para tomar banho.

Prezado leitor pode observar no diálogo entre as pessoas, no dia a dia, e verá nitidamente os estados do ego e como eles se manifestam. Os bons vendedores que conhecem esta teoria, sabem que tem em suas mãos uma excelente ferramenta de trabalho.

Tenho constatado, através do trabalho que faço de aconselhamento na sala oração, do chat Canção Nova, desde o ano 2000 que, sobretudo nos conflitos entre namorados e mesmo casais, há uma certa prevalência do “ego criança”. Resultando daí muitos conflitos e até separações, sem contar no “aspecto espiritual”, que também tem grande influência nas separações

Quando o marido é muito religioso ou vice versa, há um certo desequilíbrio nas transações, ou seja, no diálogo inter-pessoal. Ou mesmo quando, há uma certa incompatibilidade de gênios, desequilíbrios financeiros etc. Nestes casos, geralmente, há a prevalência do estado de ego criança. A criança interior, imatura, toma conta da personalidade, toma conta do “leme do navio” e daí complica tudo.

O ideal da personalidade é o que chamo em minha teoria de, O Equilíbrio Homeostático da Personalidade. (vide meu livro, A Saúde da Alma e do Corpo). Quando há a predominância do estado do ego adulto apimentado com um pouco de ego criança, para dar o charme da personalidade e o ego pai, que funciona como um “breque”, a pessoa atinge o ideal do ego e se torna muito agradável, tanto que muitos querem tê-la ao lado.

____________________________________________________

*Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Amigo do Bem, Divulgador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Autor do livro, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos pelos e.mails: antonibigcuore@yahoo.com.br ou antonibigcuore@uol.com.br

Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL – antonibigcuore.blogspot.com(autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

____________________________________________________