Ditadura Disfarçada de Socialismo Democrático 

     Tenho acompanhado criticamente o governo de Lula e confesso que ando um pouco pensativo em tudo que estamos vendo acontecer para que uma classe política se mantenha no poder. 

     Primeiro temos que fazer certas reflexões desde o passado e que vem desenhando ao longo do tempo. 

     Com o fim do regime militar surgiu na sociedade vários lideres como os sindicalistas e que, neste período tiveram seus apogeus e a oportunidade de desenvolverem suas ideologias, assim, aglutinaram um grupo de intelectuais e formadores de opinião, constituindo um grupo de políticos que, com a abertura da democracia pôde expor seus ideais e oferecem uma nova opção de regime, contrapondo o capitalista. 

     Mas sobre a bandeira do socialismo, muitos comunistas esconderam nela. Não um comunismo de ideologias, mas um comunismo ditatorial, isto é, a idéia de pernanecencia no poder tirando o direito de alternância e de regime consequentemente. 

     É bem verdade que muitos dos que abraçaram a esquerda, o socialismo tinha apenas a ideologia de um outro conceito de estado, porem não deixando de ser democratas e transitórios, onde o povo pela soberania do voto é dado o direito de fazer a opção de mudança ou não de estado ou ideologia. 

     Porém, uma parte destes socialistas (comunistas) tinha como objetivo instalar no poder e dele não mais sair e infelizmente tudo leva a acreditar que é este grupo que hoje está no poder. 

     Uma pessoa que desde a primeira oportunidade que teve de ser candidato a presidente percorreu incansavelmente sem dar oportunidade a outros de seu partido mostra no mínimo uma obstinação pelo poder. 

     Este grupo o qual tinha objetivos de conquistar e permanecer no poder soube de certa forma agir, pois, aproveitou se de um líder sindical obstinado e populista e assim, perseguiu continuamente este objetivo, até que, o grupo que se mantinha no poder teve seu declive devido à própria realidade contemporâneas da decadência do regime capitalista e consecutivamente a ascensão do socialismo democrático. 

     É notório perceber toda esta ação (busca constante de um grupo que pretende perpetuar no poder) que está de certa forma centralizada no seu líder central. 

     O que aconteceu no atual mandato é algo assustador, foi uma negociata para manter um grupo de políticos dando-lhe uma base de apoio por meio de favores, dinheiro algo jamais visto ao longo do tempo, mesmo por aqueles grupos que dominaram a política por anos. 

     O governo além de lotear todas as empresas estatais dividindo com os partidos e políticos segundo seus critérios, ainda de certa forma trouxe até ele todos os parlamentares corruptos – os chamados sanguessugas – aqui não se importando com a legenda partidária, mas sim, com a conduta ética dos envolvidos. 

     O que não está dando certo é que o brasileiro tem características heterogêneas e é singular, isto é, imaginar que se compra corrupto calando sua boca é impossível. O que acontece na verdade é que, quando se corrompe uma pessoa um fica na mão do outro e é isto que está acontecendo. 

     Eu vejo este grupo atual que está no poder com certa preocupação, pois, temo que com a reeleição de Lula, haja um golpe político para as próximas eleições presidenciais, haja vista que este grupo fatalmente deva voltar à oposição, saindo do controle político e este não é o objetivo deles. 

     Temos alguns exemplos na América latina, que nos leva a ficar atentos para este fato, o surgimento de lideres socialistas ditatórias, e que são referencias para muitos destes políticos que hoje estão no poder.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 08/08/2006
Reeditado em 08/08/2006
Código do texto: T212185