NAÇÕES INDÍGENAS RESSURGENTES

"No Canadá, de acordo com o "Indian Act" um índio é uma pessoa que é registrada como um índio ou está intitulado para ser registrado como um índio.

A Constituição canadense reagrupa sob a denominação "Autóctones do Canadá" os índios, os inuit e os mestiços.

Na era da ressurgência - embora os canadenses fossem mais liberais que os brasileiros com relação ao tratamento aos índios, os povos indígenas sofreram muito com as discriminações. Os povos indígenas até o fim da Segunda Guerra Mundial eram praticamente desprezados e desconsiderados.

Milhares de membros das Primeiras Nações do Canadá foram retirados de seus habitats para lutarem pela nação canadense. Embora considerados bons demais para a guerra, os veteranos das Primeiras Nações nunca foram tratados com honras pelo governo do Canadá ao retornarem dos campos de batalha.

No Brasil a discriminação aos índios foi muito maior. No interior da Bahia, depois de conquistado, aqueles índios que não foram dizimados foram obrigados a fugir para o mato, ou trabalharem como escravos para fazendeiros ou para famílias da região. Eram obrigados a fingirem-se de caboclos ou mestiços, esquecerem suas línguas nativas para não serem dizimados.

Assim aconteceu com os descendentes dos Kamakã, Paîaîá, Guerém etc. Com o passar do tempo e ao saberem da existência de nações que recuperaram sua auto-estima, esses índios começaram a aparecer e demonstrarem o seu orgulho em ser índios, ressurgindo assim vários povos dispersos que voltaram a se reunir com parentes que estavam distantes e separados pelo antigo preconceito do "homem branco". São as nações ressurgentes que aparecem não só na Bahia como em todas as partes do Brasil."