NOS TRILHOS DA HISTÓRIA, A ESTAÇÃO DA COLHEITA
Cada coisa que acontece na vida da gente... Não é que justamente na auspiciosa estação da colheita o gringo Dante Marcucci ganhou mais um netinho? Verdade, não é causo de prenda! Esse gringuinho tá pintando bem, vai gostar de uva e vinho...
Enzo honrou a descendência, nasceu nas Minas Gerais, mas veio em tempo de festa – A Festa da Uva 2010 de Caxias do Sul/RS - 78 anos após DANTE MARCUCCI, se não me falha a memória, avô do nosso Dante, ter presidido a segunda edição desse evento. Essa edição (1932) foi um marco na história da festa que se tornou nacional nessa ocasião. Segundo o jornal Correio do Povo, que fez matérias sobre o evento naquela época, cerca de 10 mil pessoas de Porto Alegre e municípios vizinhos vieram para Caxias do Sul. A maioria veio de trem. E o movimento foi tão grande para a estrutura da época que a companhia ferroviária precisou providenciar trens extras.
Vovô Marcucci sabia o que fazia... A festa mantém o mesmo formato de 1932 e cresce a cada edição, 1.000.000 de visitantes são esperados em 2010.
A festa não é apenas a comemoração da colheita, é uma verdadeira viagem na história da colonização do Rio Grande do sul, um merecido reconhecimento aos imigrantes italianos e a importância de sua contribuição no desenvolvimento de nosso estado.
NOS TRILHOS DA HISTÓRIA, A ESTAÇÃO DA COLHEITA é uma belíssima canção, tema da Festa da Uva 2010, composta por Mario Michelon e Joel Viana, que não poderiam ser mais felizes ao cantar a festa da colheita, da fartura, do amor à cultura italiana. Eis a letra:
Embarca em nossa estação
Que o trem já vai partir
A viagem é uma canção
Que a gente canta a sorrir
Por entre vales e montes
Videiras olham pro céu
Nos lábios dos horizontes
Há sempre um beijo de Deus
Vem para o alto da Serra
Destino de tanta alegria
Um mundo de encanto te espera
É a Festa da Uva em Caxias
Vem para o alto da Serra
Escuta o teu coração
A uva rainha te espera
Também quem ama este chão
Nos trilhos da nossa História
O tempo olha pra trás
A imagem remoça a memória
De quanto este povo é capaz
Nos olhos, a Festa brilhante
O trem precisa chegar
O sonho do bravo imigrante
Renasce neste lugar
O aroma de uva doce
Recende em toda a estação
Colheita é como se fosse
O altar da celebração.
O tema da Festa da Uva de 2010 sintetiza 4 eixos que são: a Tradição, a Integração, o Desenvolvimento e as Origens.
Cada coisa que acontece na vida da gente... Ao papai do Enzo eu digo que se conforme, não tem jeito... Esse piá puxou ao vovô, é gringo e é uma uva! Ao vovô mais babão do RL, meu carinho em forma de texto.