COPENHAGUE - 2010 - A SALVAÇÃO!

Série: Crônicas da Natureza

Copenhague – 2010 – A Salvação!

*ghiaroni rios

Nas palavras de um monge indiano, ou mesmo na fábula: "quando o planeta estiver tão degradado, poluído, quando os homens estiverem atolados em seus dejetos, os pássaros agonizarem, quando a sua casa a terra, de tão suja e triste não mais respirar e padecer de sede, surgirão homens com sua sabedoria, tecnologia e boa vontade, todos os recursos, e salvarão a si e ao planeta. Serão os guerreiros do arco-íris".

Agora, em dezembro próximo deste ano de 2010, que esperamos seja marcante para a humanidade, reunir-se-ão em Copenhague, na Dinamarca, líderes de quase 200 países para mais uma rodada de negociações a discutir o clima do planeta, a COP 15 (15ª Conferência das Partes para o Clima – ONU), serão eles os guerreiros do arco-íris?

O consenso científico, baseado em observações diretas, em medições com sofisticada precisão, amparadas em modernos satélites que “vêem” a terra de ângulo privilegiado, dão a infeliz certeza de que o clima está mudando (pela mão do homem e o planeta está aquecendo em níveis mensuráveis). As grandes geleiras ou glaciares (imensos depósitos naturais de água doce) como a Perito Moreno, na Patagônia Argentina, a Antártida e o triste Ártico (a casa de Papai Noel) estão perdendo bilhões de metros cúbicos de gelo, em velocidade sem precedentes na história desse planeta.

A expectativa (ou será um sonho?) é que os líderes, especialmente das grandes nações poluidoras, firmem compromissos ousados de diminuição de suas emissões, especialmente gás carbônico, a “frear” o efeito estufa e possibilitar que o aquecimento médio (já tido como inevitável) seja de apenas 2,0 graus Celsius. Este “pequeno” aumento na temperatura, permitiria aos povos adaptação e fugirem das catástrofes. Refugiados do clima.

Cá em terra brasilis, o “efeito Marina” está produzindo resultados. Os pré candidatos Aécio, Serra, Ciro e Dilma estão sonhando agendas verdes com metas ambiciosas de redução de emissões como recente lei aprovada no Estado de São Paulo.

O Brasil pretende apresentar metas ambiciosas de redução de uns 38 % nas emissões e baixar em 80% as criminosas queimadas na Amazônia. Que façamos o dever de casa, em especial no cuidado com a Amazônia. É duro e irracional queimar dinheiro, biodiversidade. Enriquecer poucos com exploração de madeira, soja, pecuária, em sacrifício da grande floresta, é no mínimo, burrice. Lula e Sarcozy pressionaram até que USA e China resolveram apresentar metas. Quero ver!

Novas sementes estão sendo lançadas. Que bem germinem! Quando a saúde do planeta está em risco de tal monta, o que dói é a indiferença manifestada, por exemplo, por um tal George Bush ao se recusar a ratificar o Tratado de Kioto. Enquanto há vida há esperança (hope).

Os guerreiros do arco-íris estão na santa batalha. As armas são boa vontade, tecnologia, bom senso, humildade e mais boa vontade. Cuidar e regar as sementes é tarefa nossa (que seja desempenhada de forma amorosa com Gaia) e das futuras gerações.

O meio ambiente agradece. Quem viver verá!

Betim-MG, dez/2009 – 2º dia da Conferência do Clima em Copenhague-

Dinamarca/Planeta Terra.

*o autor é ambientalista/escritor

ghiaroni rios
Enviado por ghiaroni rios em 03/03/2010
Código do texto: T2117879
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.