O Brasil não precisa de “tanques” – Blog de 03.03.2010

 

            Sinto, a cada dia, que as pressões pela convocação dos dois Ronaldinhos, o Gaúcho e o Fenômeno, estão aumentando consideravelmente, ora pela mídia, quer por colegas que com eles já jogaram no escrete brasileiro. Robinho foi um dos que se manifestaram numa emissora de televisão pela chamada do Ronaldinho Gaúcho, por exemplo: “Joga bem, é um craque, meu amigo, mais ou menos isso o que dissera”. Mas isso é compreensível, companheirismo puro.

            Das maiores incentivadoras das convocações está a Rede Globo, através dos programas do Sistema SKY – SPORTV. Houve comentarista que teve a infelicidade de dizer que levaria o Fenômeno de qualquer maneira, pois somente a sua presença causaria medo tanto aos adversários como aos dirigentes dos selecionados dos próprios países, nossos contendores. Lógico que a opinião não é unânime, pois tem muita gente boa nos programas esportivos.

            Discordo frontalmente, se bem que a minha tribuna é mais do que modesta, é insignificante em comparação com jornalistas de renome, regiamente pagos para dizerem besteiras bastante onerosas para seus patrões e para o povo. Mas será que por trás disso tudo não existe a figura do patrocinador, dos interesses comerciais, que agora comandam os nossos espetáculos!

            Pra falar a verdade, o blogueiro é contrário até a que se convoquem jogadores que não militam no futebol nacional, porquanto isso que ocorre atualmente é uma falta de estímulo àqueles que praticam sua profissão no seu país.

            Pelé fora convocado com apenas 16 anos e se tornara o Rei do Futebol de todos os tempos. Qual a desculpa de não se convocar o Neymar, do Santos, um craque da pelota, ainda novo (17/18 anos), se ele está em plena forma técnica e física? Nenhuma, claro. Convocados devem ser os que melhor estão jogando futebol na atualidade, e pronto!

            Não, ele é magrinho, raquítico, falaram alguns, mas quem se lembra do corpo do Pelé à época de sua convocação pode comparar que era até bem mais raquítico do que o Neymar, e isso é conversa pra boi dormir. Quem se lembra do físico do grande jogador e técnico Telê Santana também poderá tirar suas conclusões.

Neymar tem de ser chamado.

            Mas no lugar de quem? Ora, do tanque Adriano, que só sabe trombar e ter um chute forte, mas técnica muito pouca. Prejudicar um atleta que aflorou com um futebol gigantesco é tirar-lhe quatro anos de seleção. Sim, porque se isso não pesar em sua formação profissional certamente estará na copa de 2014, no Brasil.

            Outros poderiam sair sem fazer falta, casos de Elano e daquele médio de contenção que fora do São Paulo, um bem baixinho, o Josué. Imaginem que num programa esportivo de ontem chegaram a sugerir que o Ronaldinho Gaúcho poderia ser chamado para compor a antiga “asa média esquerda”. Ou isso é brincadeira ou tem dinheiro correndo por baixo do pano!

Vou ficando por aqui antes que diga besteiras.

Um abraço.

Em revisão.


ansilgus
Enviado por ansilgus em 03/03/2010
Reeditado em 03/03/2010
Código do texto: T2117770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.