ORCA ASSASSINA, SERA ???
Hoje as seis da manha sai para caminhar.
Encontrei um joao de barro, parado rente a guia da calcada, parei, e cheguei bem pertinho dele, mas ele nao saiu do lugar, ai percebi, que estava com alguma dificuldade em voar.
Com muito cuidado, com medo de machuca-lo, o peguei, e o coloquei num galho de uma arvore.
Fiquei olhando pra ele, alguns segundos, e pensando, como sao frageis e lindos.
O restante da caminhada, fiquei a cismar, o quanto a natureza e maravilhosa.
E ao mesmo tempo pensei, o que fazemos em troca, por tudo que dela recebemos.
A esses seres divinos que sao os passaros, que cantam verdadeiras sinfonias todos os dias pra todos nos, que enfeitam nossas vidas, com suas plumagens coloridas, o que damos em troca.
Muitos ainda por capricho e egoismo, os prendem em gaiolas douradas, tirando deles toda liberdade de cruzar os continentes felizes por voar.
Outros os prejudicam indiretamente, pois, cortam arvores, eliminam pracas, parques, poluem rios, tirando deles o abrigo, e o alimento.
As arvores tambem sao um caso a parte, com que facilidade sao cortadas, e com que raridade sao plantadas, nos dias de hoje.
E nelas existe tanta beleza, tanta vida, tanta energia boa.
Os Druidas, um povo que viveu nas Galias, ha muito tempo atras, ja as reverenciavam, e faziam suas oracoes sempre em volta de um Carvalho, que para eles era arvore sagrada.
O proprio nome Druida, significa, aquele que tem o conhecimento do carvalho.
Pensavam eles, que ao abracar um carvalho, recebiam uma dose de energia boa.
Tirando a conotacao mistica, porque nao acreditar, nas boas energias de uma arvore, ela tem vida desde suas raizes entranhadas na terra, ate a ponta de seu ultimo e mais alto galho.
Eu gosto de estar perto de uma, e adoro me sentar ao seu pe, e me recostar em seu tronco, parece pra mim, que ela me acolhe, sinto um bem estar enorme, me reabasteco.
Hoje estou mesmo ecologica, voces vao ter que me aturar.
Mas, e que sao tantas as injusticas e descaso com a mae natureza, que realmente , nao tem como nao sentir.
Esse triste episodio ocorrido em um parque nos EUA.
Em que um macho orca de mais de cinco toneladas, abocanhou e levou para o fundo do tanque, sua treinadora de mais de uma decada.
Matando-a.
Espantou e chocou a todos nos.
Sem duvida sentimos por essa vida que foi ceifada de maneira tao tragica.
Mas, quando lemos numa materia, um ambientalista descrever, como e para uma orca de quase seis toneladas, viver em um tanque com aquelas proporcoes.
Ficamos, tambem muito chocada, pois ele faz uma analogia, comparando o espaco que a orca tem nesse tanque, igual a se confinar um homem de 70 quilos, em uma banheira de hidromassagem, pelo resto de sua vida.
Ja pensamos sobre isso, onde anda nossa sensibilidades em ???
A poucos meses numa viagem a Nova Iorque, fui conhecer o zoologico da cidade.
E tudo muito bem feito e organizado, um lugar lindo de se visitar, porem ao chegar ao local onde fica o urso branco, fiquei triste ao ve-lo, desesperado repetindo o mesmo comportamento, por todo tempo que fiquei a olha-lo.
Ele andava de um lado para o outro, o tempo inteiro.
Ate comentei, esse urso esta com a Sindrome do TOC.
E vim me recriminando, por ainda ir ver animais enjaulados, confinados a uma prisao, sem data pra acabar.
Os porcos, entao, levei um susto ao ler a alguns anos atras, uma materia na super-interessante, que eles sao considerados, um dos bichos mais inteligentes.
Ai pensei, meu Deus e ainda se come tutu de feijao, feijoada, etc...
As vacas, qual o destino que damos a quase todas elas, confinamento e morte, tudo pra nos servir e nos alimentar.
Isso, quando ainda, nao sao retirados delas seus filhotes.
O que fazem a esses bezerros e uma vergonha pra nos humanidade.
Eles sao retirados de suas maes no primeiro dia de vida, suas maes permanecem semanas, mugindo por suas crias.
Esses bezerros sao colocados em um compartimento, sem espaco para se movimentar, ficam ali confinados sem nunca ver a luz do dia, e permanecem o tempo todo na escuridao, pois isso os torna menos estressados.
Ficam nesse espaco restrito, onde nem deitar conseguem, para nao criar musculos, e sua carne se manter macia.
Na Europa esse tipo de criacao e proibada, ja aqui nao.
E restaurantes de renome, oferecem a carne de vitela ou baby-beef, que nada mais e que carne de filhotes de apenas quatro meses, que sofreram horrores, ate serem abatidos, e chegarem aos restaurantes onde sao servidos, como verdadeiras iguarias.
Queremos crueldade maior que essa, com os nossos irmaos menores.
Como ja os chamava Francisco de Assis.
Sei que poderia ficar aqui escrevendo durante horas, porque acharia injusticas e tristezas, que sao cometidas contra a natureza, por toda parte do nosso planeta.
Mas, tambem sei que voces nao me dariam o privilegio de continuar lendo.
Entao, so resta mesmo lamentar, tanta e tanta desventura, que esses seres maravilhosos estao sujeitos, tudo pela pouca sensibilidade que
grande parte da humanidade ainda possui.
E quem sabe, esse simples texto, servir de alerta, para que cada dia mais, nos voltemos a mae natureza, com o respeito e amor que ela e toda criacao nela contida, merecem de cada um de nos.