A MARIA E O DIA DA MULHER

Estamos proximos a data que se comemora o dia internacional da MULHER.

Isso me fez lembrar de uma, que conheci na vila vizinha a vila que morei, em minha infancia.

Seu nome era Maria, ela ate onde me lembro, fazia jus ao nome, era simples e comum como seu nome.

Nao chamaria a atencao de ninguem, nao fosse o que lhe ocorreu.

Era de pouco falar, de nada reclamar, de muito fazer, e de sempre colaborar.

Bonita nao chegava a ser, feia tambem nao seria.

Vaidade nao possuia, seus trajes eram sempre parecidos, vestidos de meia manga.

Com golas, e botoes ate a cintura, sempre com estampas delicadas, e cores pastel.

Nos cabelos lisos, que lhe caiam nos ombros, apenas dois grampos os mantinham presos atras de cada orelha.

Assim era Maria, calma, e quase invisivel, de tao comum.

Nao era expressiva e nem sabia se expressar.

Mesmo assim, sem atrativos fisicos, Emilio se encantou e com ela se casou.

Tiveram tres filhos, que ja estavam crescidos e dois ate casados.

Quando um dia, Emilio chegou em casa, com tres criancas, uma de dois anos , outra de tres anos e um bebe de poucos dias.

E simplesmente disse a Maria, esses tambem sao filhos meus.

A mae deles morreu, a menos de um mes, vitima de complicacoes no parto.

E a vila viu assombrada, a calada Maria, criar e educar com um desvelo sem igual, aos tres meninos.

Que tornaram-se rapazes, e a amaram com um amor imenso.

Chamando Maria de mae, pela vida inteira.

E ela os amava, igual aos filhos que havia gerado em suas entranhas.

E a inexpressiva e apagada Maria, surpreendeu a todos, pela capacidade de amar e perdoar.

Creio que essa Maria, seja uma das muitas mulheres, que merece a homenagem por esse dia.

Sei que inumeras Marias , existem cumprindo papeis dificeis e delicados como o dela, ou ate mais.

Mas essa conheci de perto, e sempre me assombra quando dela lembro, pela sua bondade, resignacao e poder de amar com tanto desprendimento.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 02/03/2010
Código do texto: T2116657