EMPATIA
Acabo de ler um livro, cujo autor e o Dr. David servan.
Neuro-pisquiatra, e pesquisador.
Em um capitulo, ele descreve que hoje estudos cientificos, mostram ate que, ponto as relacoes afetivas, sao uma necessidade biologica da mesma ordem, que a alimentacao.
Ai fiquei matutando, como estou sendo para o meu semelhante.
Sera que consigo saciar o apetite afetivo de alguns ??
Ou sera, que estou a deixar muita gente com fome ou ate desnutrida?
Continuo a pensar.... e creio que por vezes, consigo sim, ser para alguns, uma bom suco de vitaminas, cujos ingredientes levam: carinho, apoio, bondade, compreensao.
Outras vezes, com certeza, assim nao fui.
E entao devo ter causado muita indigestao emocional, com minha indiferenca, pela dor alheia, ou falta de compreensao, pelo momento da pessoa, ou ainda falta de delicadeza no trato.
Enfim........
Por desatencao as necessidades do outro, naquele momento, posso ter lhe causado muito mal.
Existe um ditado Tibetano, que diz, o quanto e dificil praticarmos qualquer virtude, e compara a dificuldade, a fazer um burro subir uma colina.
Ao passo que se envolver em acoes destrutivas e tao facil, quanto fazer rolar varias pedras colina abaixo.
Uma coisa e certa, com o passar dos anos, tenho aprendido nao so na teoria, mas na pratica, o que quer dizer a palavra EMPATIA.
Empatia e basicamente, compreender e reconhecer as emocoes e necessidades do outro.
Por exemplo nesses dias temos a possibilidade de exercitar nossa empatia pelo proximo, mesmo que esteja distante.
Nas tristes ocorrencias do Haiti e mais recentemente do Chile.
Temos tanto a oferecer aos nossos irmaos vitimados, ajudando em campanhas, de alguma forma colaborando, com grupos de nossa cidade, para que sejam minimizados os sofrimentos das vitimas dessas grandes catastrofes.
Mas, se nao houver possibilidade de cooperarmos ativamente , ainda assim temos como ajudar.
Atraves de pensamentos solidarios, que emitam vibracoes de forca, coragem, fe, confianca.
Ou ainda atraves da oracao, pedindo por todos esses irmaos em provacao, amparo e sustentacao, nessas horas tao dificeis.
No budismo, a compaixao e compreendida principalmente, como sendo Empatia, que e igual a nossa capacidade de partilhar o sofrimento alheio.
Por alguns anos, estive a frente de um ciclo de palestras, cuja finalidade era ajudar, portadores de Transtorno bipolar e Depressao.
Nas palestras com interacao dos portadores dessas sindromes.
Reconheci a dor na pratica e nao so na teoria, que essas doencas do humor ocasionam aos seus portadores.
E sempre fui sensivel, solidaria e simpatica, a todos que, frequentavam o ciclo de palestra, e contavam, de seus pesares, medos, sofrimentos.
Porem, quando devido a um luto, sofri um episodio de Depressao.
Foi que realmente me tornei EMPATICA, com todos que sofrem desse mal, e tambem, passei a ter essa real compaixao, que o budismo identifica como sendo Empatia.
Lembro-me, que ja existia uma confianca e afinidade, dos participantes das palestras por mim, e minha por eles.
Mas, apos eu viver a Depressao, e nao somente estuda-la, e falar sobre ela.
Houve uma ligacao, que implica compreender as emocoes das outras pessoas.
Aqui mesmo no Recanto, fico a cismar, sera que estou sendo empatica com o meu colega ou amigo de escrita ??
Explico.
Creio que todos que escrevem, sendo que uns mais outros nem tanto, esperam ser lidos e ate, terem seus textos comentados.
Ai, me ocorre, sera, que estamos sendo um bom alimento afetivo ao nosso colega escritor??
No sentido de somente enviarmos comentarios verdadeiros.
E aqui, nao entra em nome de verdade, falta de etica, de educacao, ou ser rude.
Me refiro, a lermos determinado texto, e mesmo que seja de um amigo ou colega, se aquele mesmo escrito, nao nos tocou, sensibilizou, acrescentou, simplesmente, nao tecermos comentarios.
Pois, quem escreveu, espera de nos, a leitura atenta, e comentarios sinceros.
Empatia por certo, e a regra de ouro, que certo Mestre nos trouxe, a mais de dois mil anos. E que diz:
''FACA AO OUTRO, SOMENTE O QUE GOSTARIA QUE ELE FIZESSE A VOCE"