Crônica - Quem é coxo parte cedo!

 

            Diziam os meus saudosos pais, que Deus os guarde num lugar maravilhoso, que “Quem é coxo parte cedo”, repetindo provérbio popular muito antigo e que sempre está na boca de todo mundo.

            Pois bem, sabendo manca a sua candidata preferida à presidência da República, o INRI brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva colocou a campanha político-eleitoral nas ruas e com ela percorreu diversos pontos do território nacional, ora inaugurando obras (algumas iniciadas em governos passados), ora apenas como companhia, assim como uma vitrine para que a população pudesse vê-la ao vivo e a cores, antipática como ela só, nos palanques oficiais.

            As últimas pesquisas Data-Folha dão conta de que a doutora Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil (PT), a maior autoridade depois do presidente, está a apenas quatro pontos de diferença negativa ante o seu principal rival, o meio abilolado Dr. José Serra, governador de São Paulo pelo PSDB.

            Gente, essa turma da oposição teve tudo nas mãos para decretar o “impeachment” do Lula, mas com medo talvez de não conseguir adeptos, caras pintadas, ou lá o que diabo fosse, se amofinou com medo não se sabe do quê... será que tinha rabo de palha?

            Aliás, ninguém ouviu sequer o referido governador dizer que é candidato com todas as letras. Muito pelo contrário, fica enrolando, tapeando, talvez com medo de que o TSE venha em cima dele e puni-lo com campanha antecipada, o que não é de se admitir, eis que nada fizera contra a candidata oficial, fechara os olhos, não quis ver nem a campanha e nem a dinheirama que se gasta com tanta comitiva governamental.

            Ouve-se, agora, aliás, deu na mídia, que o Serra andou novamente adulando o governador Aécio Neves (PSDB-MG), tentando conseguir a sua candidatura à vice-presidência, porquanto as esperanças de que o DEM pudesse fornecer um nome com respaldo popular caíra por terra, ante os escândalos proporcionados pelo governo da capital federal, mesmo no centro do poder político brasileiro. Que besteira! Que loucura! Que burrice de políticos experientes como o eram os protagonistas desses indecorosos procedimentos de desvio de dinheiro público, propina, etc.! A foto acima é da dupla Serra-Aécio.

            Claro que o Aécio gostaria de ser candidato; abriu mão de sua ganância de ser rapidamente o maior magistrado da nação, por que ainda muito jovem e com um futuro brilhante pela frente. Ainda andou ameaçando ser candidato e exigir uma prévia partidária; sondou-se até uma chapa com ele para presidente e o Ciro Gomes (PSB-SP), aquele babaca chaleira do Lula, na vice. Aliás, sua candidatura também fora inviabilizada ao governo de São Paulo para onde transferiu seu título de eleitor, que era do Ceará.

            O de que parece é que os tucanos e os democratas não sabem, não conhecem ou não querem saber que Aécio é muito amigo da grande guerrilheira Dilma Rousseff, e também muito entrosado com o presidente brasileiro, daí a desconfiança de que vinha colocando terra na candidatura do Serra, em benefício do Planalto. Claro que com o Aécio como seu vice o Serra teria condições até mesmo de ser eleito, pois o colégio eleitoral de Minas Gerais é dos maiores do país.

            A salvação seria ou o Itamar Franco ou o Jarbas Vasconcelos na vice, mas isso talvez não possa ocorrer, porque o ex-presidente quer ser Senador, e vai tomar o lugar do Azeredo (PSDB-MG), enquanto o pernambucano, que é do PMDB, dissidente, vai tentar salvar a pele dos atuais senadores Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB). Tudo indica será candidato a governar o estado mais uma vez... perderá, com certeza.

            Nessa ordem de ideias, o que sinto e faço questão de proclamar é que a eleição do PSDB está irremediavelmente perdida. Mas um detalhe não pode passar despercebido: É que a Dilma se apresenta com o maior índice de desconhecimento do público, entretanto, ao mesmo tempo, se torna expressivamente propensa a ser eleita, em face da última pesquisa, pois o que importa não é conhecer o candidato, isso no Brasil, mas sim saber da cor do dinheiro e do sabor que dele se origina depois que entra no bolso dos que trocam o maior poder que detêm na cidadania (que é o de eleger alguém) por benefícios de última hora.

            Não sou político, detesto a maioria deles, daqueles que mentem, que prometem como sem falta e faltam como sem dúvida, e dos que roubam o dinheiro do povo. E nem sequer são punidos pelo poder judiciário. Para mim quem ganhar, ganhou, não vou precisar de nenhum deles, pelo menos é o que penso e o que espero.

            Quando precisei de um presidente, não sei se por sorte ou por azar, fiz-lhe uma carta pedindo seu apoio para que o meu pai (um operário de fábrica), que havia sido vitima de um atropelamento, pudesse merecer a atenção das autoridades competentes (INPS, SEGURADORA, etc), eis que nem sequer podia entrar pra falar com aqueles idiotas. O presidente não fora nada mais nada menos do que o General Emílio Médici, que mandou que se desse conta do meu velho “vivinho da silva”... e o fizeram, proporcionando-lhe mais quinze anos de vida.

            E o nosso glorioso Exército já deveria ter se manifestado diante de tanta safadeza que ocorrera no governo atual, mas silenciara e até um ministro da Defesa Civil, o Jobim, demite um general de quatro estrelas... isso a meu entender é uma vergonha. Não prego a ditadura nem militar nem de esquerda ou de direita, mas um freio nesses aloprados de uma figa.

Era o que tinha a dizer.

Em revisão.

Qualquer semelhança é mera coincidência.

ansilgus
Enviado por ansilgus em 02/03/2010
Reeditado em 02/03/2010
Código do texto: T2115340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.