Viuvez!

“Estou ligando para convidá-la para a missa de dois anos de falecimento do meu querido Jonas. Ai, que saudades!”.

Brigite ouve a amiga, questiona o horário da celebração. Na hora do almoço conta ao marido o convite. “Não posso ir, pois tenho médico as 18 horas. Agnóstico faz de tudo para não acompanhá-la ao templo.

“Tudo bem! Mas, você pode me deixar lá, antes da sua consulta?”

Brigite entra no templo faz as suas orações. Leva um livro para ler, a espera vai ser longa. A primeira meia hora passa rápido. O livo os "Contos Completos de Virginia Woolf", a acompanha. A leitura é instigante. As primeiras fiéis entram na igreja.

O zumzumzum aumenta com a chegada de outras mulheres. Quase na hora da celebração a sua amiga, chega. Não a vê. Em pé ao seu lado abraça outras amigas. O batepapo corre solto.

“Brigite? O que você está fazendo aqui?”

“Ué! Você não se lembra? Você me ligou logo de manhã para me avisar. Você não se lembra?” Há tempos ela percebe a amiga confusa e esquecida. Sugeriu uma consulta médica.

”Médico? Estou ótima!”

Amália conta para a senhora da frente sobre a sua viuvez.

” Nossa! Jonas faz falta. Ele quase não conversava, mas faz falta. Ele vivia para o trabalho, mas faz falta. Ele gostava de me ver na cozinha. Adorava minha comida. Ai, como ele faz falta! Você ficou viúva? Meus sentimentos.”

“Nao fiquei viúva!”

Sem ouvir a amiga continua a falar; que é necessário tratar bem o marido, e a lengalenga continua solta.

“Amália não enviuvei.”

“Não! Nossa pensei que seu marido já tinha ido desta para melhor. Então, vou dar um conselho. Cuide bem dele. Faça tudo o que ele quer! Vivi cinquenta anos com o Jonas sem uma rusga sequer!”

“Pois estou há cinquenta e cinco anos junto com o Petrônio e não combinamos. Se ele vai à cozinha, eu corro para a sala, afim de não encontrar com ele. Os filhos não nos deixam separar por causa dos netos”!

Um fiél lia a lista das intenções para a santa missa. As duas continuam a conversar alto.

“Psiu! Psiu!” Uma senhora pede silêncio.

O celebrante inicia a santa missa. Amália olha para Brigite, e solta um disparate.

“Nossa! Judite conversou tanto comigo, que não ouvi falar o nome do aniversário da morte do Jonas! Será que o senhor leu o falecimento do meu querido marido?”