“No Meu Tempo”
 
Sou um saudosista, porém  curto o presente e me preocupo com o futuro da família, dos  amigos, da sociedade, da natureza e da Terra.

Nos meus tempos de infância e juventude, vivia na plenitude da calmaria.

Não sonhava como agora.

Vinha de uma infância feliz, de muitas brincadeiras e lembranças inesquecíveis.

Na adolescência o deslumbramento, curtindo os “Verdes anos”, as primeiras namoradas, o 1º baile, a 1ª transa...

E as soirées(1) nos finais de semana? - Paqueras à vista...

A música das bandas e cantores de rock nos embalava ao som de Beatles, AC/DC, Aerosmith, Credence, Led Zeppelin, Peter Frampton, Elvis Presley, Jimmi Hndrix, Janis Joplin, Queen, Ramones, Nirvana, Rolling Stones, The Ventures, The Who, Bob Dylan, The Animals, e outros.

The Clevers, Jordans,Tony e Celly Campello, Renato e seus Blue Caps, Os Mutantes, Roberto e Erasmo, Ronnie Cord, Eduardo Araújo, Ronnie Von, Demetrius,Raul Seixas e Secos e Molhados mandavam seus recados.

Os brasileiros: Gil, Caetano, Bethânia, Tom Zé, Nara Leão,Tom Jobim, Gal Costa, Wilson Simonal,Rita Lee, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Martinho da Vila, Jorge Ben e muitos tantos davam o seu show na década dourada.

A vida nas pequenas cidades era pacata, sem drogas ou crimes.

A maioria se locomovia em bicicletas, os mais abastados em lambretas e motos importadas.

Os bares raramente eram frequentados por garotas.

A 7ª arte estava no auge.

Filmes que deixaram doces lembranças: My Fair Lady, A noviça rebelde, Bonequinha de luxo, A primeira noite de um homem, The Monkees, Ao mestre com carinho, Loucuras de verão,Ben Hur,Lawrence da Arábia, Amor, sublime amor,A conquista do Oeste,Genghis Kahn,Labirinto de paixões,Círculo do medo,O sol por testemunha, A noite dos generais, O mais longos dos dias, Uma odisséia no espaço, Série do 007,O assalto ao trem pagador e centenas de outros.

Tubinhos, batas, minis e tailleurs ditavam a maneira de vestir feminina nos anos 60.

Paletós sem colarinho, calças Jeans e camisetas eram adotados pelos homens.

A Televisão no Brasil teve sua primeira transmissão em setembro de 1950 – TV Tupy – na década de 60 haviam no Brasil, cerca só de 200.000 aparelhos.

Poucos tinham acesso a nova tecnologia e os programas eram péssimos( a maioria produzida nos USA).

O grande acontecimento  na época foi a inauguração da nova capital Brasília, em 21 de abril de 1960.

Em 1964 os militares deram um golpe de Estado.

O Brasil mergulhava nas sombras dos porões da ditadura.

O golpe  durou de 1964 até 1985 – mais de duas décadas perdidas.
 
E assim ocorreram alguns fatos relevantes “No Meu Tempo”.


(1) Soirées - Encontro dançante entre a juventude da época.
 
Este texto faz parte do Exercício Criativo – No Meu Tempo.
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/nomeutempo.htm