RIO DE JANEIRO!
                                                              445 anos!
 
 
            Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa!
                                                                                  Feliz Aniversário!
 
            A cidade é maravilhosa. E o seu povo é o mais interessante entre suas maravilhas, suas praias, seu calor quarenta graus!
            O espírito carioca é o especial que a cidade tem mais que nenhuma. Acho que por isso que o RIO continua sempre lindo, por mais que sucessivos prefeitos a maltratem.
 
            Não existe lugar tão bom como o Rio de Janeiro.
            Além da sua beleza natural que a constitui a Cidade Mais Bonita do Mundo, o Rio de Janeiro tem um povo especial, numa mistura de níveis sociais diversos e de culturas desniveladas também, o Rio tem uma alegria comum a todos os que são daqui e os que aqui chegam e absorvem logo essa inteligência e humor cotidiano.
            Até da desgraça o Rio faz graça no dia seguinte. O humor é latente em todos e comunicativo. Cada dia carioca se renova. A cidade tem este espírito renovador e natural dela.
 
            Quando voltei de um tempo em Amsterdam e uns dois meses em Hanover e aqui desembarquei, tomei um taxi para casa, e olhava pela janela, abismada, com os movimentos dos membros dos transeuntes pelas calçadas a caminho de seus lugares de trabalho ou outras coisas, e me maravilhei com a soltura dos corpos, dos braços e pernas em conjunto com ombros e ancas em movimentos livres, harmoniosos, gritando liberdade, prazer de ser e de viver! Um espanto e um encanto! O brasileiro pobre ou rico é solto, livre, saboreia o dia que vive. E aqui no Rio este manifestar é muito explícito.

            É alegria. O brasileiro é alegre.
            Alegria é o que se respira no Rio de Janeiro.

            O RIO é Brasil! Feliz aniversário RIO!