AS MINHAS JANELAS

A melhor parte do dia para mim é aquela que olho das minhas janelas. O melhor lugar de minha casa é uma varanda. Todas pessoas que nos visitam ficam encantadas com a vista panorâmica vista das minhas cinco janelas que ficam na varanda.

Através das janelas, podemos ver a marginal do rio Pinheiros e ficamos sabendo do movimento tão falado na televisão, podemos saber como está o trânsito nela.

Posso ver uma parte do colégio Brasílio Machado. Quando olho para esse colégio tenho muitas lembranças. Meus três filhos fizeram o curso fundamental nesse colégio.Fico lembrando deles pequenos nas festas juninas, nas reuniões de pais, das festas de formaturas deles de oitava série e dos tempos que eu ia levá-los e buscá-los á escola. Como esse tempo deixou saudades!

Da minha janela, vejo uma pracinha. O nome dessa pracinha é Praça das Corujas. Nessa praça há dois morros. Meu marido, aos domingos,levava de carro minhas filhas e amigas delas para brincar nessa praça. Elas chamavam essa praça de praça do morrão. Hoje olho essa praça e não vejo ninguém brincando nela. Acho que os pais não levam mais as crianças para brincar nas praças, ou hoje há menos crianças no meu bairro. Para falar a verdade, há poucas crianças no meu bairro.

Da minha janela avisto um conjunto de predinhos do BNH. Quando eu vim morar nesse bairro, esse conjunto era cheio de crianças. Meus filhos nasceram quando eu morava em um dos predinhos desse conjunto. Nesse conjunto, há uma bela praça bem arborizada, onde brincavam muitas crianças que moravam no conjunto. Hoje quase todos os moradores desses predinhos são idosos. Esse conjunto foi construído há quase quarenta anos. Hoje um conjunto assim não seria construído num bairro tão valorizado como Vila Madalena. Não é como Singapura que é feio, é muito bonito.

Dá para ver também, da minha janela, a ponte estaiada que é hoje um cartão postal de São Paulo, a editora Abril, o colégio Palmares e um prédio muito alto que é o edifício Tomie Otake. Não gosto de uma construção tão alta assim. Esse edifício tira a visão de moradores de edifícios de grande parte do bairro de Pinheiros.

Vejo muitas coisas lindas das janelas da varanda do meu apartamento, mas o que mais gosto de observar são o pico do Jaraguá e o pôr-do-sol. Já escrevi uma crônica inspirada na paisagem vista das minhas janelas: Venha ver o por do sol e escrevi haikais sobre as montanhas que avisto de minhas janelas: Haikai 23 é um deles.

À noite a vista é encantadora: no céu as estrelas e a lua e na terra a infinidade de luzes que iluminam os bairros do Sumaré, Vila Ida, Alto de Pinheiros, e a ponte estaiada.