O POETA E AS SOMBRAS... (BVIW)

Admiro muitos escritores, entretanto um em especial pela capacidade de criação. Quando penso nele, a primeira imagem que me vêm à mente é de um homem caminhando solitário com suas três sombras...

O talento e a inteligência desse notável escritor deram vida a muitas de suas sombras, para interpretar seus versos e acrescentar emoção, beleza e sabedoria a seus leitores de todo o mundo. Cada uma delas tem nome, sobrenome e estilos literários diferentes, como se fossem peças mágicas de um quebra-cabeça enriquecem a Literatura Portuguesa.

Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os principais heterônimos de Fernando Pessoa: “Desde criança tive a tendência para criar em meu torno um mundo fictício, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. (...)”*.

Caeiro nasceu em 1914, é um poeta que vive no campo, sua sensibilidade e admiração pela natureza, pode ser percebida nos versos do “O guardador de rebanhos”. As sombras do poeta encantam, divulgam seu universo de palavras...

Quanto às sombras que vivem fora da Literatura do poeta, divertem quando brincamos com elas nas paredes de casa, ou podem assustar se nos espreitam à noite em uma rua deserta... Penso que elas têm seu próprio mundo curioso e fascinante e reúnem-se em ocasiões especiais e secretas...

*Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935).