A liberdade dos animais
Já perceberam como somos egoístas quanto aos animais? Aí você dirá que não, que ama seu cão, que seu gatinho é muito bem cuidado e que esses animais são mais felizes por viverem com você, afinal você lhes dá muito amor, cuidado e carinho. Será mesmo?
Vejo algumas pessoas cuidando dos seus cachorros como se fossem uma criança, chamam de filho e tudo, só que se você não oferece espaço para ele, como espera que seja feliz? Muitos têm raças grandes em apartamentos, o bicho fica confinado, não tem como correr, brincar, fica lá à disposição do dono. O dono, sim, pode se sentir feliz, e o cão balança o rabo por qualquer migalha que lhe dermos, porque é essa a natureza dele. Mas o que questiono é: Para que sejamos felizes, para o nosso prazer, temos um cachorro e o tratamos como criança, contudo ele continua sendo cachorro, precisa correr, aliás, criança também precisa correr e muito. Isso não é egoísmo? Cachorros grandes que não têm espaço, morrem mais cedo, ficam obesos e depressivos.
Outros amam tanto passarinhos, que os prendem em gaiolas para os terem perto de si, pois adoram seu canto, gostam da sua beleza, ele enfeita sua sacada. É uma escultura viva. É justo com o bichinho mantê-lo preso, se a sua maior beleza é voar? E isso é amar? Para o seu bel prazer você prende o pássaro. Não me parece nenhum pouco certo.
Vi num filme, acho que é "Planeta dos macacos", que na civilização deles, os macacos viviam como nós vivemos hoje, e fiquei chocada ao ver uma cena em que uma família de macacos tinham uma filhinha macaquinha que tinha o seu bicho de estimação, que era uma menininha humana presa numa jaula. Era uma criança assustada e triste, que talvez, depois de algum tempo, quando conformar-se com aquela situação e não vendo perspectiva, acabasse depois até sorrindo algumas vezes pelos carinhos da macaquinha. Ou seja, não havendo opção, ela teria que sobreviver do jeito que desse, e qualquer ossinho a faria feliz.
Tudo bem criar um cachorro em casa, talvez um cachorro pequenino em apartamento, um gato, todavia seria bom você se perguntar, "eu gosto mesmo muito do meu animal ou me uso dele"? Sim, porque você dar carinho e bom trato a ele não significa que o ame de verdade. Muitos usam os bichos como objetos que interagem para curar suas depressões e solidão. Se a pessoa precisa disso, tudo bem, mas que reflitam o quanto isso está custando ao animal.
Não pensem que já não pequei nesse sentido, ah eu errei. Minha filha queria ter um cachorro, mas como moramos em apartamento lhe expliquei que não daria, no meu caso, não acho que tenha espaço nem para um "toy". Então, sugeri um aquário, ela gostou da ideia. Um dia comprei um peixinho que começou a comer os outros, eu não sabia que aquela espécie era canibal. Tive que jogar os mortos pelo vaso do banheiro. Achei aquilo tão cruel, me dei conta que aquário era como prender o passarinho, pois na natureza eles teriam muito mais espaço. Decidi não ter mais aquário.
Sobre falta de liberdade, nos chamou a atenção a tragédia da Orca que matou a treinadora. De certo que ela não mereceu a morte que teve, foi um acidente. A diferença entre ela e a Orca é que a treinadora escolheu estar ali, já a Orca não. A Orca foi suprimida de sua liberdade, confinada a um pequeno espaço e logo para quem tinha oceanos à sua disposição. E esses "shows" continuam acontecendo porque existem pessoas que pagam para assisti-los. Isso é triste.
Para quem tem animais de estimação, não pensem que penso que vocês são cruéis, apenas escrevo com a intenção de refletirmos sobre tudo isso.