Oportunidades
Tenho, por experiência, que as oportunidades na vida devem sempre ser aproveitadas. Mas muita gente confunde oportunidade com possibilidade. No meu entender, possibilidade é quando temos a chance de alcançar algo, mesmo sem termos as qualificações ou competências necessárias para tal. Já oportunidade, é quando temos todos os requisitos para tal cargo ou função e então teremos a real chance de alcançar o objetivo. Vi e continuo vendo acontecer em empresas privadas, pessoas com capacidade, competências e qualificações para alcançar níveis hierárquicos maiores dentro das organizações, mas não o fazem por um ou outro motivo. Este parece ser o objetivo de quase todos profissionais hoje em dia, ou seja galgar cargos melhores e com remunerações atrativas. No entanto, tenho visto vários profissionais se acomodando no que chamamos de zona de conforto.
Não tenho a resposta para tais atitudes, mas tento encontra-las, pois talvez possa contribuir para que estes profissionais "acordem" e utilizem essa competência que possuem muito mais do que hoje a utilizam.
Uma certeza eu tenho, o profissional hoje que não aceitar e não estiver disposto a mudar, estará fadado ao fracasso. Mudar as atitudes, reciclar-se, estudar, atualizar-se. No mundo globalizado não há espaço para as pessoas que pensam pequeno, para os egoístas, para os "donos da verdade", nem mesmo para os que se dizem experientes. Que experiência é maior que aprender algo novo todos os dias. Todo dia há algo no mundo que é modificado, melhorado e atualizado.
Aqueles que ainda não enxergaram que essas são as "condições" atuais para o sucesso, talvez estejam naquele rol de pessoas que tem medo de tentar um cargo mais alto na organização. Tem receio de sair de sua zona de conforto e ter que dar de cara com o desconhecido, com o novo, com o atual.
O atual é o novo e o novo é a realidade. Aceitar isso e encarar de frente, com garra e motivação fazem de qualquer profissional uma pessoa preparada para as oportunidades as quais, como falei no início, devem sempre serem aproveitadas.
Roberto Lima