Oportunidades

Tenho, por experiência, que as oportunidades na vida devem sempre ser aproveitadas. Mas muita gente confunde oportunidade com possibilidade. No meu entender, possibilidade é quando temos a chance de alcançar algo, mesmo sem termos as qualificações ou competências necessárias para tal. Já oportunidade, é quando temos todos os requisitos para tal cargo ou função e então teremos a real chance de alcançar o objetivo. Vi e continuo vendo acontecer em empresas privadas, pessoas com capacidade, competências e qualificações para alcançar níveis hierárquicos maiores dentro das organizações, mas não o fazem por um ou outro motivo. Este parece ser o objetivo de quase todos profissionais hoje em dia, ou seja galgar cargos melhores e com remunerações atrativas. No entanto, tenho visto vários profissionais se acomodando no que chamamos de zona de conforto.

Não tenho a resposta para tais atitudes, mas tento encontra-las, pois talvez possa contribuir para que estes profissionais "acordem" e utilizem essa competência que possuem muito mais do que hoje a utilizam.

Uma certeza eu tenho, o profissional hoje que não aceitar e não estiver disposto a mudar, estará fadado ao fracasso. Mudar as atitudes, reciclar-se, estudar, atualizar-se. No mundo globalizado não há espaço para as pessoas que pensam pequeno, para os egoístas, para os "donos da verdade", nem mesmo para os que se dizem experientes. Que experiência é maior que aprender algo novo todos os dias. Todo dia há algo no mundo que é modificado, melhorado e atualizado.

Aqueles que ainda não enxergaram que essas são as "condições" atuais para o sucesso, talvez estejam naquele rol de pessoas que tem medo de tentar um cargo mais alto na organização. Tem receio de sair de sua zona de conforto e ter que dar de cara com o desconhecido, com o novo, com o atual.

O atual é o novo e o novo é a realidade. Aceitar isso e encarar de frente, com garra e motivação fazem de qualquer profissional uma pessoa preparada para as oportunidades as quais, como falei no início, devem sempre serem aproveitadas.

Roberto Lima

Roberto Lima
Enviado por Roberto Lima em 28/02/2010
Código do texto: T2112051