Diferenças e Semelhanças

Diferenças & semelhanças.

Praticamente todos nós somos iguais aparentemente. Possuímos braços e pernas mais ou menos do mesmo tamanho, cabelos crespos ou lisos, louros ou negros, mas sempre cabelos. Olhos que se movem sempre para o que é de interesse maior, de cores variadas, porém com a mesma função: codificar o mundo externo para o nosso cérebro. Somos muito semelhantes. Temos boca, nariz, orelhas, e muitos outros detalhes que nos tornam semelhantes e da mesma espécie.

Mas quando começamos a falar, a expressar nossas idéias e emoções, as diferenças começam a surgir. É incrível como um filme visto por centenas e até milhares de pessoas, deixa em cada uma destas, uma impressão diferente. Cada uma poderá relatá-lo de maneira diferente, cada uma terá uma cena especial, um momento ou uma frase que a marcou mais do que outra.

Deus nos fez à sua imagem e semelhança, veja bem - “imagem e semelhança”, quer dizer - não igual - diferente. E é incrível como nosso criador cuidou tão bem destas diferenças e semelhanças entre nós seres humanos. Acho que ele pensou que se fôssemos todos iguais, seria muito maçante e não haveria conflito, de maneira que todos decidiriam sempre a mesma coisa, vestiriam o mesmo tipo de roupa, gostaríamos dos mesmos livros; os homens gostariam do mesmo tipo de mulheres e as mulheres gostariam do mesmo tipo de homem, porque afinal todos seriam a mesma coisa. E também ninguém quase nem conversaria com ninguém porque já se saberia a resposta. Se você fosse dar um presente não haveria surpresa porque, provavelmente, o presente que você daria seria igual ao que você iria receber no seu aniversário.

Então acho que Deus pensou melhor e nos criou diferentes um do outro, iguais apenas na imagem, mas com conteúdo único e inigualável para cada ser humano. E isto foi uma revolução da criação porque provocou e provoca até hoje um grande anseio entre os seres humanos e uma busca constante de compreensão e entendimento entre as pessoas. Isto é o mais interessante porque deste diálogo em busca do entendimento surgem as idéias, as criações, os acertos e os erros, a guerra ou a paz.

Na verdade, quando um ser humano se depara com outro já se instala ai um conflito. Não um conflito bélico, mas um conflito de diferenças; e o que acontece a partir de então é um caminho repleto de descobertas e revelações que vai sendo construído e cimentado por emoções novas e termina no que chamamos de uma relação, cujo resultado pode ser um namoro, um negócio, uma amizade, ou um projeto qualquer.

Assim eu penso que é ingênuo acreditar que possamos ser um profissional livre destes conflitos e destas emoções que somos dotados. Não acredito que você possa SER um grupo e deixar de ser você mesmo para SER este grupo. As pessoas têm sonhos, ideais e aspirações diferentes. Não somos dotados da capacidade que nos faz esquecer que somos uma pessoa enquanto fingimos que somos outra. Não há como você trabalhar bem e esquecer que tem um filho doente em casa ou que o seu carro está na oficina porque bateram nele. Você pode até trabalhar bem, mas, sabendo que seu filho está sendo bem tratado e fora de perigo ou que seu carro vai ser consertado e o seguro pagará as despesas. Precisamos lembrar sempre que uma pessoa não é feita somente de trabalho, mas de necessidades e satisfações. E isto sempre vem da família, dos seus amigos e outros bens que você possui. Cada dia mais as empresas estão enxergando que, funcionário que produz bem é aquele que tem melhor integração social, psicológica e técnica para exercer sua função. Um ambiente de trabalho é bom quanto melhor ele assimila e consegue equacionar as diferenças e semelhanças de seus funcionários.