TADOENDOMEUSRINS.COM (O que tem a ver com a matemática?)

Estamos de volta ao início do ano letivo e com isso começam as preocupações dos pais, alunos e professores. Dos pais, as preocupações com os gastos escolares, dos professores, em saber como será sua clientela e dos alunos, com as disciplinas e seus professores. Falando em disciplina, algumas são “as pedras no sapato” de alguns alunos, como as da área de exatas: a física e a matemática, por exemplo. E o que tem a ver “tadoendomeusrins.com” com a matemática? Vamos do início: Será que a quantidade de ovelhas que saiu é a mesma que voltou? Assim começa a matemática. Um pastor, séculos passados, pela manhã, bem cedinho, fazia um montinho de pedras, colocando nele uma pedra para cada ovelha que saía; e, à noite, retirava uma pedra para cada ovelha que voltava. O número de ovelhas desgarradas correspondia à quantidade de pedras que sobravam. Mesmo sem saber, aquele pastor foi o primeiro ser humano a calcular. Assim começava a matemática, um sofrimento prematuro para milhões de pessoas. Sofrimento prematuro porque criamos um mito do “bicho papão” sobre a matemática. É tudo uma questão de costume, de familiarização com a matemática, sermos amigos íntimos dela e, pronto. Lá se vai o “bicho papão”. Se você se acostuma com um sistema só verá complicação em outro sistema desconhecido. Pra que raciocinarmos uma medida em pés se é mais fácil raciocinarmos em metros? Mas não tem nada de complicado nisso é só uma questão de costume. Somos um produto do meio e nos acostumamos com ele. A situação chega a tal ponto que extrair uma simples raiz quadrada pode levar mais tempo do que extrair um dente. Será que podemos dizer que ambas as experiências são bastante dolorosas? Está mais do que na hora de alguém começar a pensar em alguma coisa para amenizar o sofrimento.

Voltando ao início, vamos recorrer ao latim que nos ilumina com a tradução de que pedra é o mesmo que cauculus e daí vem também a expressão cálculo renal ou pedra no rim. Já começaram a fazer a associação? Parabéns 2 mais 2 também são 4.

Com o tempo alguém acabará pensando e concordando.