PÔ , Bial, Literatura do século XXI???
Literatura do Século XXI ??
Jorge Linhaça
" Um programa educativo,mais do que educativo, cultural, a literatura do século XXI"
Mais ou menos com essas palavras o senhor Pedro Bial, brindou nossos ouvidos no discurso prólogo da eliminação de mais um participante do BBB.
Não sei quem escreve os tais textos que Bial reproduz nessas ocasiões, custa-me acreditar que alguém culto ( ao menos aparentemente) como ele deixe brotar de sua mente declarações tão levianas como estas.
Considerar o BBB como educativo é uma afronta à educação, pelo menos à boa educação. Basta ver o nível das conversas que ocorrem no programa.
Gostaria de saber realmente o que a população em geral aprende assistindo ao BBB.
Estudiosos do comportamento humano podem alegar que é um grande laboratório mas o programa não é restrito nem voltado para esses profissionais. É assistido pelo povo
em geral, de todas as faixas etárias.
Cultural? O que de cultura é ali retratado? As festas regadas a álcool? O merchandising dos patrocinadores ?
Qual é a literatura que está ali sendo escrita? Será que a literatura do século XXI há de restringir-se a um folhetim de jogo de intrigas?
Talvez, na ânsia de alavancar a audiência do programa, o ufanismo "global" tenha contagiado o jornalista que fez a cobertura da queda do muro de Berlim.
Mas esse afronte à literatura, educação e cultura de nosso país, perpretado pelo apresentador do programa não pode passar em brancas nuvens.
Fecundar a cada inserção do programa o óvulo da alienação das massas com o sêmen da demagogia midiática, amplificado pela audiência massiva de uma rede televisiva chega a ser um crime de "lesa pátria". Lesa-se a educação, a cultura e a literatura, já tão lesadas pelo descaso dos políticos e líderes deste país. Lesa-se a capacidade de pensamento, já tão escassa pela perpetuação de sistemas educacionais que não ensinam os alunos a pensar, limitando-se, na maioria das vezes, a descarregar conteúdos e cobrar as respostas de sempre.
Amalgamam-se as mentes como quem sova uma massa de pizza, até que a mesma fique homogênea e mais fácil de ser manipulada a bel prazer dos grandes pizzaiolos do show business.
Como todo produto feito para divertir as massas, essa nova versão da arena dos gladiadores na Roma antiga, tem a função de fazer o povo esquecer das coisas realmente importantes.
É a "boa e velha" fórmula do pão e circo, ( no caso o circo ) utilizada desde a época citada, pelas classes dominantes para anestesiar o povo em geral.
Dizer que isso é cultura, educação ou literatura é o mesmo que considerar as arenas antigas como expoentes desses três importantes alicerces da formação dos seres humanos.
Resta saber se é apenas isso que esperamos para a formação das futuras gerações.
O Big Brother parte da premissa já conhecida e explorada em vários filmes, onde existe um poder central que tudo vê e tudo sabe e onde a população como um todo não passa de ratos de laboratório que devem executar tarefas determinadas para receber ou não a sua recompensa de alguns grãos de comida.
O mais assustador, entretanto, é que o BBB real não acontece dentro das paredes da mansão criada pela rede Globo, ali existe apenas um "grupo de controle", por assim dizer, criteriosamente escolhido e selecionado não por vídeos enviados à emissora, ou ao menos não somente dessa maneira, já que o advogado e eliminado Alex declarou no "Domingão Faustão" que jamais se inscreveu no programa, foi selecionado " no meio de uma multidão" pelos olheiros do programa . O mesmo já havia sido declarado pelo Diego Alemão durante sua estada na casa em uma edição anterior onde sagrou-se ganhador do prêmio.
O verdadeiro BBB ocorre aqui fora onde, ao mesmo tempo que as pessoas procuram estudar as estratégias dos concorrentes são estudadas estatisticamente pela emissora.
O paredão de ontem, segundo a emissora, teve mais de 76 milhões de votos...um grande universo a ser explorado e tabulado pela emissora e sabe-se mais lá quem, a fim de avaliar o perfil da população como um todo.
Desse perfil podem resultar muitos dados interessantes como por exemplo o tipo de personalidade que mais atrai o eleitor , qual personagem de uma novela atrairia a atenção do telespectador, que tipo de programa pode agradar mais.
O povo gosta mais de barraco ou de discussões mais amenas?
Qual tipo de comportamento é mais facilmente tolerado pelos espectadores?
Se alguém acha que o programa está lá apenas por estar já há uma década, é hora de repensar e passar a uma análise menos superficial das coisas.
Não se trata apenas do lucro direto que a emissora tem com o programa através das ligações efetuadas para votar nos paredões, da publicidade paga e do merchandising dentro do próprio programa.
Todos os que votam , seja por telefone, seja pela internet, são cobaias inadvertidas dentro desse reality show. Podem não estar sob a luz dos holofotes ou diante das câmeras de televisão, mas estão sendo profundamente estudados como amostragem da população.
Talvez fosse a essa leitura das preferências do povo que o Bial tenha se referido como a literatura do século XXI, talvez a cultura a que ele se referi-se fosse à cultura televisiva dos espectadores...quanto à educação, talvez sirva para avaliar o como e o quanto o povo pode ser manipulado por falta de um sistema educacional efetivo.
Triiiimm , triimmm...Atenção, preste muita atenção... você atendeu ao Big Fone... sua tarefa é dar uma espiadinha profuuunnnda.
Contatos com o autor
anjo.loyro@gmail.com