As dimensões humanas...analisadas

Nota: antes de começar, peço desculpas por alguns termos "diferentes" usados... a mente de um engenheiro funciona de modo esquisito, fazendo paralelos entre as coisas da vida e os significados físicos... e essa peculiaridade tende a piorar em determinadas épocas do ano.

---------------------------------------------------------------------

Época de provas não me fazem bem, quase me enlouquecem... Principalmente porque é quando mais me surgem idéias e pensamentos interessantes e menos tenho tempo para lapidá-las no papel.

Essa última me rendeu várias reflexões por causa da "crise dos 20", como uma amiga denominou: além da angústia de "o que vou fazer da vida?", a sensação de estar perdendo algo importante, de estar impotente, a necessidade de crescer. De várias coisas, na realidade, mas principalmente de crescer.

E é aí que entra a análise dimensional: uma tentativa de enxergar as fraquezas e corrigi-las, e conhecer os próprios pontos fortes.

Já ouviram falar? Eu não sabia como funcionava, e as que encontrei eram muito complicadas, então tive que "criar" uma própria. Aqui apresento apenas uma parte, pra quem tiver interesse... Ou até pra quem não tem interesse mas por algum motivo veio parar aqui.

"Análise dimensional" consiste em fazer um estudo sobre as dimensões humanas: corpo físico, chamado apenas de Corpo; corpo espiritual, ou alma, ou Espírito; e a Mente, que é o elo entre as duas partes. Fique claro que este é apenas um modo de se interpretar, existem várias teorias sobre o assunto.

Há um ciclo natural de influência de uma dimensão sobre a outra: o Corpo afeta a Mente, que por sua vez guia o Espírito, e este condiciona o Corpo. Isso é o que acontece, independentemente da nossa vontade.

Por exemplo: quando o corpo fica doente, a mente não funciona como deveria. Nossos pensamentos, resultados de raciocínio e observação, compõem as nossas crenças e diretrizes, dando forma e conteúdo ao espírito. Este, comanda o corpo através de instintos não naturais, o chamado "feeling". Além de que nossas doutrinas impulsionam o corpo a agir em determinados sentidos.

Existe também o que eu chamo de "apoio reverso": um "sistema de autocompensação", em que, quando o corpo enfraquece, a mente age sobre ele para restabelecer o equilíbrio. Se a mente que enfraquece, o espírito a comanda, e se for o espírito que se debilita, o corpo o molda para que se adapte à nova situação. Isso é um processo que ocorre naturalmente, capaz de corrigir pequenas falhas ou oscilações nas dimensões.

Uma pessoa equilibrada tem as três dimensões mais ou menos no mesmo patamar. pode ter picos e vales, mas o sistema autocompensatório é suficiente para tender à estabilidade.

Contudo, algumas vezes passamos por crises: é quando há um desequilíbrio grande no ciclo, em que uma das dimensões apresenta perigo iminente, e o tal sistema autocompensatório não é muito eficiente para consertá-lo de modo rápido e efetivo. É preciso agir, e a análise dimensional ajuda a orientar a decisão.

A capacidade humana, e é onde entra a consciência, é o que faz reverter o ciclo de modo voluntário. Fundamental sobretudo para se sair das crises e alcançar mudanças pessoais significativas.

Cada um tem uma dimensão primordial, predominante, intrínseca a si. E uma dimensão que é a mais fraca, à qual se deve prestar mais atenção. Conhecer essas duas características é essencial, pois o ponto de apoio será o campo mais forte, e as características a serem desenvolvidas predominantemente são aquelas da dimensão mais fraca.

Abaixo, tracei as "personalidades" das dimensões, e o estado físico associado. É como um "Quiz" de revistas: apenas representativo, sem pretensão de ser exato.

Por que estado físico? Não sei... já disse que a mente de um engenheiro funciona de modo esquisito?

(Obs.: onde está escrito "recipiente" pode ser alterado para "ambiente" ou "situação")

*MENTE*

Uma pessoa que tem a mente como a dimensão mais forte é mais analítica, observadora, contemplativa. Pode ser considerada fria e manipuladora às vezes. Tende pro racional, a busca por explicações, provas, compreensão de tudo, costuma ser mais tolerante. Disciplinada, metódica, oganizada. Geralmente é de respostas lentas, e prefere esperar para agir, gosta de sentir o chão que pisa.

Estado físico associado: líquido. Tem um volume definido, um limite próprio; contudo se molda ao recipiente e se conforma a novos recipientes com facilidade.

*ESPÍRITO*

Um espírito forte tem como características persistência e determinação. Capaz de bater a cabeça contra a parede até uma das duas se quebrar; no caso da cabeça levar a pior, afirma categoricamente que "só mais um pouco e a parede quebrava!" Costuma ser a última pessoa a desistir de uma idéia, e isso se chegar a desistir... E se isso acontecer, geralmente é porque encontrou uma outra idéia melhor. Pode ser bastante intolerante, principalmente com relação a mentiras, injustiças e traições. Tende pro sentimental, é mais intuitiva e sensível. É a que mais tem dificuldades com mudanças. Muito apegada a seus valores e coisas que julga importante, como família, amigos ou trabalho. Gosta das coisas bem-ditas e bem-resolvidas, faz de tudo para esclarecer a situação, mesmo quando se acha culpada dos erros ocorridos. Carrega mágoa e desafeto tão bem quanto guarda gratidão e carinho. O ontem e o amanhã são tão importantes quanto o hoje.

Estado físico associado: sólido, mais especificamente um objeto pesado, uma bala de canhão: difícil tirar do lugar, mas quando está em movimento ninguém pára. É o mais imutável, íntegro. talvez por isso é o mais representativo para descrever uma pessoa, como sendo sua essência.

*CORPO*

Uma pessoa que tem como dimensão primordial o corpo tem reações explosivas e passageiras. Pode mudar de humor muito fácil, rindo genuinamente logo após uma bronca (dada ou levada). Apresenta reações e reflexos rápidos, respostas imediatas, geralmente respostas-prontas. Tem boa percepção do ambiente e da situação, mas se atém ao presente, sem projetar o passado ou o futuro. Tende pro emocional, para o imediato; agindo de acordo com o momento, impulsiva, maravilha-se com facilidade, e quando se assusta é imprevisível; pode encarar brincadeiras como ameaças, entretanto não costuma guardar rancor por qualquer coisa. Prefere ser flexível e não se prender a ideais. Costuma ser espansiva e espaçosa.

Estado físico associado: um gás, que depende do ambiente onde se encontra. Sua reação pode ser explosiva, altamente manipulável, comprimível, e ocupa todo o espaço disponível.

Bom, essa análise que começou como uma brincadeira mostrou-se mais útil e interessante do que eu esperava, principalmente serviu pra me dar uma orientação sobre pontos a se trabalhar. Como minha pretensão aqui é apenas dar uma idéia, e não mostrar o método completo, vou parando por aqui mesmo antes que vire texto de autoajuda.

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 21/02/2010
Reeditado em 21/02/2010
Código do texto: T2099982
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.