MENTIRA.

Tudo tem o gosto da mentira que faz reféns uns dos outros nessa cesta de personalidades controvertidas que sacrificou, para preservar as instituições brasileiras, muitos valores que se banalizaram.

E a mentira é psicótica, seja qual for sua natureza, amoral, só não o sabe nem sente o mentiroso por dela viver, está em suas entranhas esse forte desvio de caráter, que tudo compromete em termos de conduta existencial, sendo péssimo traço de personalidade por carregar consigo a covardia.

Roberto Hare, que esteve entre nós, “cujo trabalho confunde-se com quase tudo que a ciência descobriu sobre os psicopatas nas últimas décadas, sendo ele quem em 1991 identificou os critérios hoje universalmente aceitos para diagnosticar os portadores desses transtornos de personalidade”, como deflue da revista “Veja” em entrevista que deu recentemente, nas páginas amarelas, afirma quando perguntado:

“O senhor é o criador da escala mundial para medir as psicopatias. Quais são as carcterísticas que aproximam as pessoas do número 40, o grau máximo que sua escala estabelece? As principais são ausência de sentimentos morais – como remorso ou gratidão – e extrema facilidade para mentir.”

O mentiroso substitui o remorso por júbilo e gratidão não existe em seu dicionário....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/02/2010
Reeditado em 21/02/2010
Código do texto: T2099050
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.