O MEDA (Mestrandos Escrevendo Dissertação Anônimos)
_Estamos reunidos para mais um encontro do MEDA , Grupo de Apoio fundado em 2009, associado ao EEMA (Estudantes Escrevendo Monografia Anônimos). Hoje, alguns de nossos membros, protegidos pelo anonimato darão seu depoimento. Esse é um momento espacial nos nossos encontros, pois através dele encontramos forças para continuar, para cumprir nosso lema: “Pelo menos uma página por dia”. Chamo agora Luiz (codinome), vamos ouvi-lo.
_Companheiros, minha história é igual a de muitos de nós. Entrei no curso de Mestrado cheio de expectativas, trazendo comigo um projeto. Tinha uma questão que me afligia. Queria conhecer um sistema institucional. Depois de um processo de seleção bastante difícil, consegui! Estava no Mestrado! Pensei comigo, agora é menos complicado vou seguir meu caminho e pesquisar essa inquietação. Ledo engano... A partir desse momento minha vida mudou completamente. Juntou-se a mim esse ser superior, essa pessoa especial que me acompanhará por todo o curso, meu orientador. Ele, diz a coordenação do curso, vai contribuir na minha pesquisa, vai me ajudar a desenvolvê-la, assegurar que eu não me perca. Ah, meu amigos... O que aconteceu foi tão diferente... De cara ele mudou meu projeto, queria adequá-lo à seu próprio projeto, aproximando nosso tema. Sei que é uma ideia interessante, mas... e minha questão?! Encontro-me agora desorientado... Quero seguir a proposta de meu orientador, inserir-me numa pesquisa maior. Mas as inquietações que trouxe comigo continuam assim, me inquietando. Preciso de força, não quero me perder. Me ajudem!
_Sabemos como é, Luiz. Todos os anos temos aqui muitos membros vivendo situações parecidas com essa. A maioria consegue. Acredite. Alguém mais quer comentar esse depoimento? Você Carla, fale então:
_ Eu vivo o mesmo dilema, Luiz. Brinco em casa dizendo que ao invés de orientadora tenho uma desorientadora! Fiquei perdidinha!... Mas por incrível que pareça, passei pela Qualificação e no próximo mês vou defender a dissertação. Confie em si mesmo e vai dar tudo certo.
_ Quem dará o depoimento agora? Vicentina, você?
_Vicentina é uma companheira das mais frequentes, ela lhes dirá como está se saindo.
_ Finalmente consegui! Estou recebendo a primeira condecoração essa semana. Escrevi dois capítulos! Depois que me associei, meu esforço em seguir o lema deu resultados. Olha que eu já fui chamada de irresponsável, acusada de estar fugindo. Até minhas leituras forma vistas como fuga. Acho que, em alguns momentos, eram fuga mesmo. Medo de enfrentar a escrita. Estou no caminho certo. Obrigada companheiros.
_ Parabéns Vicentina, você prova que o esforço individual acompanhado pela renovação da experiência coletiva é capaz de levar ao sucesso no Mestrado!
_Faremos a Condecoração da companheira lendo seus capítulos, acompanhados das contribuições de praxe.
… … ...
_ Chegamos ao final de mais encontro certos de que conseguiremos alcançar o objetivo maior, produzir uma dissertação que contribua com a Pesquisa Científica. Para isso não nos esqueçamos de nosso lema. Agora repitam todos juntos!:
_ Pelo menos uma página por dia!
_PELO MENOS UMA PÁGINA POR DIA!!!!!