CERTAMENTE A DÚVIDA É O CAMINHO
Por Edilson Bueno do Nascimento
Filosofia não é assunto para um mundo burramente globalizado, mas sempre foi o caminho do homem, afinal o que é o homem senão a sua sabedoria, que americanizados que fomos preferimos norrau ( Know how ).
Desde o berço da Grécia antiga que a melhor definição de Tudo é o Nada. “Deus é o não Saber”, “ Existem mais coisas entre o céu e a Terra que a vã filosofia humana”, “Tudo que sei é que nada sei”, “ Sem dúvida, se duvido é porque penso”.
A Lógica de tudo isto, é que a única certeza que o homem tem, “é que tudo que nasce um dia morre”, e movidos nesta cruel certeza humana é que o faz preferir dar mais valor a dúvida, além de que a certeza de hoje é a incerteza de amanhã.
Vivemos somente o presente.
Quando rememoramos o passado estamos gastando nosso precioso presente. Assim como quando sonhamos um futuro também desperdiçamos tempo presente.
O conhecimento humano caminha numa escala exponencial ( 3, 9, 27, 81,243...) porque assim funciona o cérebro humano.
Tudo se compara e em todo momento substituímos nossos padrões comparativos, porque assim funciona a lógica das conexões de nossos neurônios, a verdade é uma besteira criada por quem prefere viver “com a boca aberta, cheia de dentes, esperando a morte chegar”, portanto para não aprofundar num assunto que de antemão não tem fim, aceite que o sábio duvida, testa, faz experiências, é empírico, enquanto os tolos são cheios de certezas, “fé cega, faca amolada” porque assim caminha a humanidade véio.