MINHAS VAIDADES .

 

         Há anos que corto meu cabelo no mesmo salão e com o mesmo barbeiro. Já nos conhecemos faz tempo e por incrível que pareça nunca perguntei o nome dele, pois só o conheço como Baiano.

         Nos entendemos tão bem que quando sento na cadeira dele me dou ao luxo de tirar um breve cochilo pois ele, hoje meu grande amigo, já sabe o que é melhor para minha aparência.

         Costumo dizer que nós dois já estamos ficando bem velhos pois ele corta meu cabelo desde a época em que eles eram, na sua grande maioria, absolutamente pretos.

         Na última vez que estive naquele salão notei que tinha sido contratada uma nova manicure e não foi difícil perceber tal fato por que ela , dona de uma voz rouca e estridente falava muito, como se costuma dizer, falava pelos cotovelos.

        Não sei se pelo fato do salão estar vazio aquela hora ou por querer  agradar ao fregues, tão logo cumprimentei o meu amigo, mago das tesouras, ela se aproximou , se apresentou e disse para quem quisesse ouvir que o ideal , no meu caso, seria tingir meus cabelos de preto ou quem sabe uma cor de cobre e substituir meus inseparáveis óculos por lentes de contato, dessas verdes bem escuro.

       É claro que delicadamente não dei a menor importância àquela bizarra sugestão mas ela insistiu dizendo que se eu tingisse meus cabelos da cor de cobre ficaria muito mais atraente e sedutor.

        Prometi que pensaria no assunto, sentei na cadeira, relaxei sem ter deixado de perceber o sorriso maroto do Baiano. Ali naquela cadeira, completamente submisso ao gosto e perícia do meu amigo, comecei a pensar como realmente ficaria se me deixasse dominar pela vaidade excessiva e desvairada.

        Aproveito o embalo para informar aos amigos, inimigos e a minha meia dúzia de leitores que não tenho nada, absolutamente nada contra a vaidade masculina.

        No meu caso, como sou uma pessoa extremamente simples e muito discreta tomo alguns cuidados sim, mas nada com exagero.

        Por exemplo, minha loção pós barba é suave, uso perfume só em ocasiões especialíssimas, meu shampoo não chama a atenção e o sabonete sempre tem o cheiro de frutas, dessas bem adocicadas. No máximo isso !

       Sinceramente falando, me sentiria ridículo se seguisse os conselhos da manicure com voz estridente. Já me imaginaram com cabelos cor de cobre e olhos verde garrafa ? Seria tétrico, assustador , provocaria pesadelos e assustaria todas as criancinhas menores de vinte anos!

        Eu sempre fui assim, discretíssimo, fazendo um esforço enorme para jamais chamar a atenção e hoje em dia, posso dizer sem nenhum receio que gosto do jeito como estou ficando. Um jovem senhor de cabelos grisalhos (minha neta diz que são prateados), óculos sem aros e discreta barriguinha.

       Não sei se isso é vaidade mas prá mim está bom e dá para o gasto. Quanto a essa história de ficar atraente e sedutor eu pergunto, prá que isso tudo ? Ou será que  ainda  estamos  na   época em que as pessoas eram julgadas pela aparência ? Se for o caso, estou perdido!

        Para falar francamente, não dou nenhuma importância a isso. Não sou nada vaidoso, me cuido sim, mas apenas no essencial .

      Minha aparência é o que menos importa !  Além do mais, minha meia dúzia de amigos, minha meia dúzia de leitores e meus três ou quatro inimigos me aceitam como eu sou.

       Aliás,  num   dia    desses encontrei com um dos meus   queridos   inimigos    e ele,   além  de me dar um forte   abraço  disse   que   eu  estava   cada   vez   melhor. Provavelmente eram palavras carregadas de ironia.

     Muito bem, cabelo cortado, algumas piadas picantes sobre dançarinas, espanhóis e portugueses e aproveitando que a manicure estava distraída fui saindo de fininho. Cabelos cor de cobre, imaginem só.....


                                  *********

 

 

                                                                                       
(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 18/02/2010
Reeditado em 26/02/2013
Código do texto: T2094240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.