"não, desculpe, não posso doar minhas moedinhas"
Estava numa farmácia, comprando remédios e cosméticos. Na fila, vi a atendente perguntar a um cidadão: "Não quer contribuir com seu troco para ajudar a essa instituição?" , no balcão uma latinha, de algum local onde estavam a arrecadar moedinhas. Vejo o homem balançar a cabeça em um silencioso "não".
Eu não tenho nada contra, ajudo quando posso. Percebo essas latinhas nos mais diversos lugares, farmácias, mercados, famosas lanchonetes. Como eu disse, não tenho nada contra, doo quando tenho. No quesito "pedir dinheiro" entram também os famosos pedintes de plantão. Seja semáforos, porta de bar, hospitais, onde menos imaginar... Está lá a mão estendida, o olhar suplicante, ou as vezes malicioso "tem um trocado?" "me dá uma moeda?"
O mais incrível dessas situações é o fato de voce dizer não, seja para as latinhas, seja para os pedintes, mas o incrível é eles, muitas vezes conseguirem fazer com que voce, sim voce se sinta culpado por não doar uma moedinha.
Aos pedintes da rua, eu, como várias pessoas, prefere pagar um lanche a dar dinheiro, mas ainda assim te olham com um olhar raivoso, quase acusatório. Quanto as latinhas, te fazem sentir a pior das criaturas quando a pergunta é : "não quer contribuir com seu troco para ajudar as crianças com câncer?" Oras, e se aquelas moedas são o que te sobram pra pagar o onibus na volta pra casa? Sim, são moedas, ajudar é bom, quando dá. Mas quando você não pode, fica o mal estar, a atendente também com olhar acusador, inquisitório, quase uma afirmação de que voce é mesquinho.
Parece mentira, mas não é. É so observar a sensação que voce tem quando doa as tais moedinhas, e quando voce não doa. Quem pede se sai bem, e você que se recusa a dar sai como mesquinho, fica sim, um mal estar.
É como perder a própria liberdade momentaneamente. Uma inversão de situação, você se sentir mal justamente porque nao dá seu troco, você ter que inventar uma desculpa ou dar um sorriso amarelo para que as tais moedinhas que estão na sua mão, irem para seu bolso, e não sejam tal contribuição.