*** CAMISETA VERMELHA ***

Era 12:30 horas do domingo quando eu voltava da feira com a minha esposa, e lá da esquina do bar do chinês já pude notar um baita alvoroço de policiais.

A princípio pensei comigo mesmo:

_ Mais uma dúzia de carros e motos guinchados por estacionar em lugar proibido!

Aqui na nossa terrinha é assim, pricipalmente nos dias de feira livre. Se você não tomar cuidado eles estacionam até em cima da sua cabeça. E ainda querem ter razão!

Mas, não era um guinchamento coletivo não, pois logo adiante eu vi um amigo meu e mais dois rapazes sendo abordados por policiais, conferindo os seus documentos e interrogando-os.

O que será que estava acontecendo? Justo o Zé Carlos, homem honesto, de bom caráter, trabalhador, apesar de ser um exímio ingestor de biritas...

Cheguei ao seu lado para descontentamento do policial que estava checando os seus documentos e consegui arrancar alguma informação:

_ E aí Zé Carlos! Tudo bem? (pergunta cretina da minha parte)

_ O que esta havendo Zé? Qui se tá fazeno aí? (pior que é assim mesmo que nos comunicamos)

E ele, meio injuriado,claro, respondeu-me:

_ Houve um assalto na rodoviária e estão procurando um cara de camiseta vermelha, que dizem ser o ladrão e eu estava passando por aqui e...

_Fomos interrompidos pelo policial "entrevistador" com aquele característico linguajar "educado" (de alguns é claro! Não podemos generalizar!) dirigindo-se a mim:

_ Fica de lado! Quando eu terminar você conversa!

Respondi indignado:

_ Tudo bem... , mas com uma vontade de mandá-lo para a...

Foi aí que me dei conta que todos os três entrevistados, incluindo o Zé Carlos, estavam usando camiseta vermelha.

Qual não foi a minha surpresa ao olhar os transeuntes que muitos deles usavam camiseta vermelha. Nunca havia reparado como tantas pessoas usam camiseta vermelha. Até hoje ainda noto isso. É interessante mesmo! Está aí um prato cheio para os estatistiqueiros de plantão. Tem gente que só vive citando estatísticas. Ao introduzir qualquer assunto, sempre inclui uma estatística anunciada pela mídia:

_ Que calor em meu? É o maior calor dos últimos 90 anos...,como se todas as estatísticas divulgadas fossem a mais absoluta verdade. (algumas podem até ser, mas isso é outro assunto)

No outro dia, ficamos sabendo através do noticiário, que no mesmo dia as 13:00 horas, ou seja, meia hora após o assalto na rodoviária, houve um assalto a um posto de gasolina, 2 km distante da rodoviária, por um indivíduo de camiseta verde.

O mais intrigante de tudo é que através das investigações, descobriram que o assaltante ao posto de gasolina (de camiseta verde) era o mesmo que havia assaltado a rodoviária meia hora arás e que estava vestido de camiseta vermelha. Ele estava de bermuda jeans, mas a bermuda era a mesma.

Enquanto quase todo o efetivo policial estava ocupado em abordar dezenas de pessoas com camiseta vermelha e com as planchetas abarrotadas de folhas repletas de dados minuciosos, o larápio estava tranquilo assaltando o posto de gasolina com uma camiseta verde e a mesma bermuda.Ainda bem que foi preso, senão quantas pessoas mais seriam "entrevistadas" por causa da camiseta verde enquanto ele estaria praticando outro assalto com uma camiseta amarela. Outra coisa: Quantas pessoas de calça comprida não foram abordadas? O Zé Carlos e os outros dois companheiros deste infortúnio estavam de calça comprida...

É, eles pensaram na cor da camiseta, mas nem se importaram com a bermuda!

Ao tomar conhecimento dos fatos, qual não foi a surpesa e a raiva que sentiram as pessoas interpeladas policialmente! Inclusive o meu amigo Zé Carlos. Naquele dia ele deve ter ingerido o dobro de biritas! Só de raiva! Muitas pessoas mais supersticiosas, pegaram trauma e não usam mais camisetas vermelhas, e eu, continuo admirado,notando como tantas pessoas usam camisetas vermelhas.

Esse episódio, levou-me imediatamente ao passado e trouxe-me a tona um fato marcante ocorrido com o meu pai, também num domingo quase no mesmo horário.

A coisa foi feia mesmo! Eu tinha 8 anos de idade e me lembro como se fosse hoje.

Moravamos numa vila um tanto inóspita e cheia de matagais, buracos enormes e relevos por todos os lados.

O meu pai, exímio caçador de rãs, e amante das biritinhas também, caçava as bichinhas até durante o dia. Foi o que ele estava

fazendo naquele domingo, e já estava com o bornal cheio de rãs pimentas para o nosso regalado banquete de domingo.

Ouvi, vindo do quintal, um grito desesperado da minha mãe e

depois um alvoroço de toda a vizinhança e das minhas irmazinhas também.

Todos olhavam para o leste, defronte da nosa casa. Era um relevo bastante íngreme com rochas e mato por todos os lados. Subindo o penhasco estava um homem que fugia desesperado de 4 policias que atiravam sem piedade. Parecia um filme de cinema. Até hoje, nunca presenciei coisa parecida. A imensa platéia, inicialmente torcia para que os policiais pegassem o bandido, mas logo as opiniões mudaram unanimemente, pois nós, e os vizinhos, reconhecemos que o fugitivo era o meu pai! Que desespero! Minha mãe chorava como louca e minhas irmazinhas junto. Eu também é claro! O restante dos espectadores vibravam, cada vez que meu pai conseguia desviar-se de um tiro, mas ele estava quase no topo da "montanha" e, inevitavelmente seria pego pelos policiais vorazes.

Naquele dia fazia frio e o papai usava uma blusa de frio vermelha. Uma espécie de suéter que eu achava muito bonito. É preciso explicar? O bandido também vestia uma blusa vermelha. Maldita blusa vermelha que eu tanto gostava. (depois de tudo minha mãe deu um sumiço nela). Meu pobre pai com os ouvidos tinindo em meio a um tiroteio por causa de uma blusa vermelha ou pela arbitrariedade de alguns.

Como se fosse uma inpiração divina (foi), lembrei do seu Baltazar, um policial amigo que morava a 4 quadras de casa e em desabalada carreira cheguei até sua casa. Sorte! (benção!).Naquele dia ele estava de folga e foi comigo até o local da tragédia. A multidão o reconheceu e foi um aplauso só. E que multidão! Nunca imaginava que os vizinhos nos amavam tanto assim.

O seu Baltazar (bendito policial e amigo), estava de lambreta (lembram?) e dirigindo-se ao local fez cessar a peseguição aterradora. Ele també havia reconhecido o papai. Ufa! Foi por pouco;graças a Deus,hoje o papai está com 72 anos e também não me lembro de ele ter vestido mais uma blusa vermelha. Também pudera!

Naquele dia, como o meu amigo Zé Carlos, ele também tomou o dobro de biritas. Não é prá menos né?

Dispenso os meus comentários senão esta semana vocês depararão com a notícia:

"ESCRITOR DO RECANTO DAS LETRAS, FAMOSO SITE DA INTERNET, É PRESO POR CRÔNICA TENDENCIOSA!"

Paulinho Violanti
Enviado por Paulinho Violanti em 14/02/2010
Código do texto: T2086470
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.