HOMENS E CÃES (OU CACACA DE CACHORRO)
Tempo de carnaval. Mas vou falar de coisas menos típicas dessa festa, que não são pierrôs, colombinas, serpentinas (ih, que antigo!). Vou falar de coisas menos cheirosas. Porque cocô de cachorro, apesar de não tão mal cheiroso como de gatos e afins, não se pode dizer que exala bom aroma. Se alguém duvida, pise diretamente, aquela pisada pesada, em cheio, que a gente dá quando está atrasado para algum compromisso. E aí tem que parar, desesperado, à procura de um objeto limpante (da substância, porque o odor só lavando e bem).
O que está acontecendo afinal? A população de cães triplicou nos últimos anos, de tal forma que deve haver, em média, um cão per capita atualmente (não pesquisei os números). Só na minha rua, observo diariamente dois, três e até quatro cachorros por residência. Quando um deles ou até um cão de rua passa em frente às casas, a cachorrada ouriça o pelo e dê-lhe au-au! E o carteiro então! Coitado! E o rapaz que mede a água e a luz! Não sei como tem coragem de entrar nos pátios! Mas, o campeão dos alaridos caninos é o lixeiro. Quando o caminhão passa, a algazarra é geral. E dá-lhe latidos, de retumbar!
Eu gosto de animais. Gosto tanto que me decidi pela alimentação vegetariana, para não contribuir com a matança de animais. Mas, tudo tem um limite! Como os cães não são culpados por suas ações, pois não têm a capacidade de distinguir horários, atitudes e locais para suas necessidades, quem é o responsável por tudo isso? Os donos, naturalmente, que acham lindo pegar um filhotinho, mas não têm a menor disposição de ensinar. Porque, se ensinados, eles fazem dentro das regras, ou seja, deixarão de incomodar a vizinhança com seus uivos e os transeuntes com suas "cacacas" em áreas públicas. Em minha casa sempre tivemos cães e gatos e eram tremendamente obedientes e educados. Basta ensinar. O cão é um dos animais mais inteligentes que existe, porque vive em contato com o homem. O que falta é educação humana. Se o dono é mal educado, como pode dar "aulas de etiqueta" para seu cão?
Por isso se diz que o cão sempre é a cara do dono!