SENTIMENTO CANINO
Hoje lembrei-me, de quando minha querida Kauai, uma cachorra linda e meiga, teve seus filhotes.
Ela tem uma personalidade muito sensivel, doce mesmo, e na gravidez, ficou mais ainda, muitos dias, tive que me sentar no chao e faze-la comer ao menos um pouco, ja que ficou bastante inapetente.
Chegou o dia, ela o passou inquieta, tristonha, ja eram nove horas da noite quando, disse a ela, "Kauai, vamos pro ninho" e ela me seguiu quietinha, sempre foi muito obediente.
Haviamos feito um ninho pra ela, para que pudesse se acomodar, ter os filhotes e cuidar deles la.
Ali ficamos, eu e ela, ate a uma hora da manha, ela muito desconfortavel, nao sabia se deitava, sentava ou ficava em pe.
Ja eram quase duas horas da madrugada, quando o primeiro filhotinho nasceu.
Nao era a primeira vez, que assistia ao parto de uma cachorra, pois a Kauai, ja nasceu aqui em casa, filha de outra amada cachorra que temos a Maui.
Mas sempre me emociono, ao ver como o instinto animal age perfeitamente.
La estava a Kauai, repetindo o que sua mae havia feito anos atras, quando ela nasceu.
Com os dentes, com muita habilidade (nem parecia sua primeira cria) rasgou a bolsa, que envolvia o filhote, o lambeu varias vezes, para ativar sua circulacao, nao demorou muito e o segundo surgiu, e a operacao se repetiu, isso ate o nono e ultimo nascer.
As seis horas da manha, os nove estavam mamando calmamente em sua carinhosa mae.
No mesmo dia la pelo meio dia, eu estava em minha cozinha, quando, ouvi o uivo mais forte e triste, que ja escutei ate hoje.
Corri escada abaixo, e cheguei ao ninho, onde estava a Kauai e a ninhada.
E nunca, nunca mesmo vou esquecer a tristeza que vi nos olhos da Kauai.
Ela lambia desesperada um dos filhotes, era uma cachorrinha linda, alias todos eram lindos.
Mas o filhote nao respondia, tinha morrido, o veterinario disse, que ja nasceu doentinho, quem e que sabe ??
O que me cortou ainda mais o coracao, foi ter que tira-lo dela, pois ela nao desistia e tentava de todo jeito desperta-lo, reanima-lo.
Lambia sem parar, mexia delicadamente com a pata.
E me olhava, como a pedir ajuda, socorro para seu filhote ali inerte.
Chorei com ela.
Acaricie muito sua cabeca, tentando conforta-la de alguma forma, pois ela sofria.
E devagar, tomei nas maos aquele filhotinho lindo, rosado, gordinho, que ainda estava quentinho.
E levei-o para longe dali.
Ficou em minha lembranca, o uivo de dor e desespero, que essa doce cachorra deu ao perceber, que um de seus filhos havia morrido.
Tentou de tudo, para traze-lo de volta a vida.
O olhar de desamparo, com que me olhou quando o retirei dela, ficou para sempre em minha retina espiritual.
E por essas e outras, e que cada dia mais, amo tudo que ha na natureza.
Principalmente, "nossos irmaos menores" como os chamava, o sabio Francisco de Assis.
E tenho a certeza, que sabemos muito pouco sobre eles, seus sentimentos, sua inteligencia, suas emocoes enfim.
E quando ainda escuto falar, sobre seres dito humanos, que maltratam, esses nossos queridos irmaos menores.
Meu coracao se aperta e chora, pois eles sao sensiveis, fieis, companheiros, amorosos, bons.
E me lembro de uma frase de autoria do grande Leonardo da Vinci :
"HAVERA O DIA EM QUE O HOMEM CONHECERA O INTIMO DO ANIMAL, NESTE DIA, UM CRIME CONTRA UM ANIMAL, SERA CONSIDERADO UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE."
E fico a pensar, quanto tempo ainda isso vai demorar para acontecer, pobre dos animais.