Professores e Alunos
Professores & Alunos
Todo mundo já teve, tem ou terá um professor carrasco. Eles estão por toda parte, enchendo a paciência de todos os seus alunos. Passam muito trabalho, são bastante exigentes, dão pouca nota, descontam ponto, dentre outras coisas que todo o aluno detesta.
Existe também aquele professor mais amigo. Que brinca, alivia uma atividade não feita, deixa os alunos conversarem na hora da aula, dão pontos extras, dentre outras coisas que fazem a garotada feliz.
Outros são estressados e instáveis, tem uma mudança de humor surpreendente. Na mesma hora que estão rindo, dão um esporro, que deixa qualquer um, até os mais despojados, morrendo de vergonha.
Não importa como sejam. Sempre os alunos estão reclamando de seu trabalho. Se o professor é mau de mais, não poupamos “elogios”: idiota, besta, arrogante, ignorante, dentre outros proibidos para menores.
Os bons de mais também não escapam: “que professor besta”, “pesquei a prova toda e o idiota nem viu”, “dei uma desculpa esfarrapada e o besta caiu”, se gabam, caindo na gargalhada.
Assim como existem várias espécies de professores, existem vários tipos de alunos. São estes os tipos que compõe uma sala de aula que se preze:
Puxa-saco: esses são os mais prestativos. Sempre concordam com os professores, riem de suas piadas sem graça (na grande maioria das vezes), tem sempre algo a dizer e estão sempre participando da aula. Suas frases favoritas: “concordo com o que o senhor disse. Lá na minha rua, tinha...” (contam uma história sem pé nem cabeça, só pra concordar ou repetir o que o professor falou), “silêncio! o professor quer falar!”
Aqueles do fundão: não prestam atenção na aula, conversam o tempo todo. Quando o professor reclama, soltam a famosa frase: “agente tava conversando sobre o assunto”.
Palhaço: Ninguém consegue atrapalhar uma aula como estes. Sempre fazendo piadinhas fora de hora, tiram a concentração de todo mundo e deixa o professor louquinho.
Estudiosos: ganham boas notas e como o nome diz: estudam, e só.
Geniais: derivam dos estudiosos, só que esses gostam de se amostrar. Tem sempre uma resposta pra tudo, e para eles, todos, todos os problemas são fáceis. Quando alguém fala: - Que assunto difícil! Eles rebatem: “Aprendi num instante”. Ou o contrário, pois gostam de colocar medo nos outros.
Normais: Nem fede nem cheira.
Falsos: Forçam uma amizade com pessoas mais ricas ou mais influentes, apenas pra ganhar status.
Mais importante que isso tudo que foi dito, é legal considerar que a relação professor – aluno deve ser a mais amistosa possível, pois isso beneficia a todos. Os alunos precisam entender que os professores só estão fazendo o seu trabalho, e os professores, precisam aprender que sua função não é apenas ensinar uma matéria, mais formar cidadãos.