"LOUCA" IRONIA

CARLOS É UM RAPAZ QUE SOFRE DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO PSICOLÓGICO (ACREDITO QUE SEJA ESQUIZOFRENIA), MORA COM A FAMÍLIA, EM UM LOCAL HUMILDE...

QUASE QUE TODOS OS DIAS ENCONTRO-O PELA RUA, ELE E SUA FAMOSA CANEQUINHA, PEDINDO CIGARRO, DINHEIRO PARA COMPRA DO MESMO, OU QUALQUER COISA QUE ESTEJAMOS CARREGANDO E QUE SEJA DE SEU INTERESSE.

QUANDO NÃO VEJO-O, OUÇO-O:

- AMIGA!

DIZ ELE.

- ME DÁ CAFÉ!

ESSE PEDIDO É FEITO NA CASA DE UM, DE OUTRO E, QUASE TODOS DÃO O QUE ELE PEDE.

EU MESMA, JÁ CEDI AOS SEUS PEDIDOS DE CIGARROS (SOU FUMANTE) E TAMBÉM JÁ NEGUEI, DIZENDO QUE NÃO TINHA, QUE NÃO FUMAVA MAIS, ETC.

ONTEM, AO SAIR DO MERCADO PERTO DE CASA, ENCONTRO-O. ELE CARREGAVA UMA EMBALAGEM PLÁSTICA COM BOLO DENTRO, UM SACO DE PÃO, SUA CANEQUINHA VAZIA, MAIS UM COPO CHEIO DE CAFÉ, SUA BEBIDA PREFERIDA.

- AMIGA!

GRITA ELE.

- O QUE FOI CARLOS?

PERGUNTEI.

- EU ESTOU TÃO FELIZ! GANHEI NA LOTERIA!

- VERDADE?!! ESTOU VENDO QUE GANHASTES MUITA COISA.

MAS APROVEITOU A PROSA PARA PEDIR...

- ME DÁ UM CIGARRO AMIGA?

- NÃO TENHO!

RESPONDO.

- PAROU DE FUMAR?

PERGUNTOU.

- SIM!

RESPONDO.

- NÃO ESTAVA DANDO PARA SUSTENTAR O VÍCIO?

DIZ CARLOS.

ME OBRIGUEI A RIR DA PERGUNTA, MAS RESPONDI:

- NÃO! QUER DIZER! É PELA SAÚDE, FUMAR FAZ MAL PARA SAÚDE!

CARLOS ME OLHA E DIZ:

- FOI TU QUE RESOLVEU? COMO CONSEGUIU? ESTAVA TE DEIXANDO COM A SAÚDE FRACA?

RESPONDI RAPIDAMENTE:

- SIM! FUI EU QUE RESOLVI...COM FORÇA DE VONTADE. AINDA NÃO!

PAREI, PENSEI CÁ COMIGO:

QUE MENTIRA! MINTO PARA MIM MESMO! TUDO O QUE EU DEVIA FAZER ERA TOMAR VERGONHA NA CARA E PARAR REALMENTE DE FUMAR.

MAS A CONVERSA COM O CARLOS CONTINUOU...

- QUEM TEM QUE PARAR DE FUMAR TAMBÉM É TU CARLOS!

- É AMIGA, VOU PARAR!

- POIS TU SIM, NÃO ESTÁS CONSEGUINDO SUSTENTAR O VÍCIO!

CARLOS OLHOU PARA MIM E PERGUNTOU?

- COMO É QUE TU SABES?

CAÍ NA GARGALHADA!

CARLOS SEM MALDADE ALGUMA, ESQUECE ATÉ PARA QUEM PEDE CIGARROS!!!