SOMOS REPONSÁVEIS
Esses dias, a UFSM estava divulgando o listão dos aprovados no vestibular 2010. De tempos em tempos, ouvia-se o pipocar de foguetes. Era mais um felizardo que conseguira vencer a corrida, quase desumana, por uma vaga. Porque, atualmente, o vestibulando, à semelhança de um espermatozóide, tem que enfrentar uma concorrência muito grande para chegar lá.
Ao ouvir a divulgação dos vestibulandos aprovados, voltei no tempo. Me veio à lembrança minha fase de adolescente, quando também passei por isso. E, junto dela, me transportei aos idos de 70, cheia de sonhos, ansiedades, projetos. E concluí que a vida nos dá um "arrego" na infância e na juventude. A infância é o momento de nos firmarmos nos pés, de tomarmos consciência de que estamos no mundo e somos seres pensantes. A juventude é a época dos sonhos, mas também o momento de lançarmos as bases da nossa vida. É nela que estabelemos metas e seguimos em busca dos nossos projetos.
Porque depois, minha gente, é hora de, como adultos, assumirmos nossas responsabilidades perante a vida. À semelhança de um edifício, é da firmeza das bases que depende nossa existência. Dificuldades sempre existirão, qualquer que seja o rumo que nos dermos. Mas, nossa bússsola sempre aponta para o norte da nossa condição físico-espiritual. Os caminhos existem para serem seguidos e cabe a nós, com livre-arbítrio, escolhermos a estrada. O livre-arbítrio é a carta branca que o Criador nos dá para sermos responsáveis por nossos atos. E, consequentemente, pelos resultados. Isso é que nos diferencia das outras espécies.
Como é bom tomar as rédeas do destino e seguir pelos caminhos que queremos! É sinal que o Criador confia em nós e, por nossa vez, devemos confiar na vida. Temos o direito de errar, sob nossa própria responsabilidade. Sem jogarmos a culpa nos outros, nas circunstâncias, na sorte. O erro faz parte da nossa condição de humanos. Por isso devemos encará-lo sem culpas, sem traumas e vermos nele a certeza do nosso crescimento, enquanto almas em ascensão. Por outro lado, os acertos nos dão a alegria de sabermos que já estamos caminhando com nossas próprias pernas, que crescemos e aprendemos a lição. Como numa escola.
Vamos fazer dos erros, motivos para repensarmos nossa trajetória e, dos acertos, a certeza de que estamos na direção certa. E, como diz mestre Jacó: "que Deus nos ajude e ilumine"!