Expectativas

Na minha última ida a psicóloga (antes das férias da mesma), fui o caminho todo pensando em tudo o que tinha para falar. Queria aproveitar aquela uma hora. Seria um mês longe. Fiz uma retrospectiva!

Ao chegar, logo ela me passou, não deu nem tempo de ler uma revista, como sempre faço.

Como todas as demais consultas, começou com a velha pergunta:

- Como estás?

Respondi:

- Bem! Resolvi entrar o ano "numa boa", sem criar expectativas em cima de mim nem de ninguém!

Após a consulta, parei para pensar sobre minha resposta e cheguei a seguinte conclusão:

-Tudo o que damos ao outro, esperamos algo em troca (erro mortal do ser humano)! Atire a primeira pedra quem nunca esperou algo em troca do que já deu um dia!

Ao esperarmos algo em troca nos frustramos, pois as pessoas podem ter diversas reações, menos a que nós esperamos, e isso dói, dá raiva, decepciona, entre outras coisas. Se tivermos muita sorte, somos retribuídos. Devolvem-nos parte do que damos (digo parte, pois nunca acontece do jeitinho que imaginamos).

Quem nunca teve um romance com alguém que durante o romance era uma coisa e depois que terminou se transformou em outra? Acho que todos nós já tivemos pelo menos um... Saiu daí o ditado que diz “só conheceremos a pessoa que está ao nosso lado depois que terminarmos com a mesma” (não exatamente nesta ordem).

Pois é...

Isso é o que eu chamo de criar expectativas, sejam elas boas ou ruins. Pensamos que quando estamos com alguém, aquele alguém tem que atingir todos os objetivos que "fantasiamos" e quando a relação termina, esperamos que a pessoa aja desta forma. E quando isso não acontece, a culpa cai sobre quem? Em cima do outro, que é julgado erradamente!

Esquecemos que somos todos dotados de inúmeros sentimentos e que dançamos conforme a música. Que toda ação gera uma reação e que esta, não quer dizer que deverá ser aquela que esperamos que o outro tenha.

Isso serve para todos os tipos de relação.

Bom, poderia escrever páginas e páginas falando de expectativas, expectativas e mais expectativas...

Mas enfim...

Para não perder o foco, voltamos à consulta.

A frase falada foi o único assunto que não fez parte da minha retrospectiva do caminho, mas foi a respota que veio na hora! Naquele momento entendi, como num passe de mágica, que a única forma de eu ser menos dura comigo e com os outros, é não criando EXPECTATIVAS!!!

Kizye Lins
Enviado por Kizye Lins em 10/02/2010
Reeditado em 10/02/2010
Código do texto: T2080369