RENDEIRAS DA LAGOA DA CONCEIÇÃO/SC

Quem já visitou Florianópolis, certamente deu as tradicionais sete voltas ao redor da majestosa figueira da Praça XV (para voltar à cidade, conforme os ilhéus) e, numa outra atração turística, foi conhecer a bela Lagoa da Conceição e suas tradicionais rendeiras. Com esse artesanato curioso elas confeccionam diversos artigos como vestidos, saídas de banho, blusas, cangas e artigos de decoração com diversas aplicações e cores cada vez mais variadas.

Resquício saudoso das avós açorianas, as poucas rendeiras catarinenses resistem, invencíveis, à indiferença e pouco apreço ao seu trabalho. A maior parte delas é idosa, uma vez que as jovens quase não se interessam pela tradição.

Mãos ágeis e precisas, apesar da idade, elas tecem tramas incríveis, num emaranhado que exige muita atenção e habilidade.

As tramóias(*) que fazem são únicas e quase esquecidas; foram idealizadas ali mesmo, na Lagoa, muitos anos atrás. Hoje, resgatadas, voltaram a ser reproduzidas e reconhecidas pelos muitos turistas que visitam aquele entorno deslumbrante.

Os bilros – curiosas “agulhas” artesanais de madeira – são os instrumentos de trabalho que mantêm as linhas devidamente enroladas e que, com rápidos movimentos contornam os alfinetes

que delineiam o motivo a ser elaborado.

A experiente habilidade da rendeira, geralmente sentada sobre um tapete, no chão, trama sobre as roliças almofadas onde são afixados os diagramas pois cada trama tem sua guia. Pontilhada pelos alfinetes, a guia mostra a rota, basta apenas fixar a linha e... voi là! - delicadas rendas aparecem como mágica – um dos tesouros de Santa Catarina, encontrados na Lagoa da Conceição.

A velha rendeira, cantada por poetas, lamenta o fim da sua tradição, pois quase perdeu a esperança de encontrar quem a queira perpetuar e às suas tramas e tramóias.

(*) – tramóia é uma criação de renda de bilro exclusiva das artesãs de Santa Catarina (Florianópolis), resgatada há aproximadamente dois anos, uma vez que estava praticamente extinta.