Música: Preludio - Shubert
Dar vida aos anos
Em seu trabalho SOBRE A VELHICE, o grande filósofo e orador Romano Cícero, retrata o velho ideal na figura de Catão. Aos 84 anos Catão dominava a arte viver com qualidade, apesar da idade avançada. Na época de Cícero chegar a essa idade era grande proeza, a expectativa de vida na época era muito baixa.
Nos dias de hoje, especialmente no Brasil, vivemos o contrário da experiência de Catão. A expectativa de vida tem aumentado a cada levantamento do IBGE. O mesmo não acontece com a qualidade de vida. O número de idosos vivendo abaixo de uma linha média de qualidade de vida é enorme.
A diminuição da mortalidade infantil, a eficácia dos antibióticos, o aprimoramento das técnicas cirúrgicas, o desenvolvimento de vacinas e o controle de doenças crônicas contribuíram de maneira importante para o aumento da expectativa de vida. Os idosos, nos dias de hoje, estão próximos dos 10% da população total e daqui a meio século serão mais de 20%.
Ser idoso no Brasil não é fácil. A maioria sobrevive com uma mísera aposentadoria de um salário mínimo. Em várias regiões do nosso país esse salário mínimo é a renda da família e não somente do idoso. O sistema de saúde está longíssimo do ideal, falta tudo, principalmente, boa vontade.
O modelo e a estrutura familiar da atualidade, também, não contemplam o idoso. O núcleo patriarcal e matriarcal não existe mais. Dentro da estrutura familiar de hoje resta aos idosos migalhas de atenção e carinho.
Levantar a situação calamitosa é fácil, o difícil é encontrar soluções viáveis. A verdade é que a ciência tanto social quanto a biológica vem se esforçando para dar aos indivíduos uma vida mais longa possível. Por outro lado, qualquer ser humano almeja ir muito longe através do caminho mais fácil.
Tudo na vida tem um preço. O retorno depende do investimento feito e de como investir corretamente. Infelizmente, o nosso investimento tem se baseado em quantidade, não em qualidade.
O sonho de toda pessoa é trabalhar e conseguir uma aposentadoria, amealhar algumas reservas materiais que lhe confira segurança. Essa meta, a grande maioria das pessoas leva a sério. Mas, isso é apenas um item importante, não a totalidade.
Necessitamos investir em qualidade de vida, a de hoje e a de amanhã. Precisamos nos preparar para um envelhecimento digno. O que vemos atualmente são pessoas negarem e rejeitarem a velhice. Mas, quando se dão conta a vida passou e o tempo impiedoso deixou para trás a juventude e a velhice chegou sem pedir licença.
Todas as fases da existência humana têm seus encantos e dificuldades, isso não é diferente na idade avançada. O grande problema é que ninguém se prepara para essa fase da vida.
Investir na aposentadoria, mas, não colocar nela todas as esperanças de uma vida fácil e confortável. A aposentadoria é como bengala, apóia, mas não carrega.Investir na nossa capacidade de produzir e ser útil, mesmo em uma fase da vida onde a força e os reflexos estão diminuídos Cuidar bem do corpo, pois ele é o templo onde vida se manifesta. Manter a mente livre, solta e produtiva. A pior coisa na velhice é ser escravo do passado e prisioneiro nas masmorras que nós mesmos construímos em nossas consciências. Ter consciência que o vigor e a vitalidade física diminuem e que precisamos nos adaptar para a nova realidade. Por fim, nunca deixa de sonhar. Os sonhos são as alavancas que move a vida, pois, sonhar é viver, deixar de sonhar é despedir da vida.¹
Não basta dar anos a vida é necessário dar vida aos anos.
¹ frase do romance OCAMINHO DE DAVI