MENTIRA? VERDADE! VERDADE? MENTIRA!
“não sou capaz de enxergar beleza onde não há,
Nem feiúra onde não há feiúra...
Não sou capaz de enxergar verdade
Onde não há verdade...
Mas a mentira,
Sinto a mil léguas de mim...
Isto é, quando ela não está beijando minha língua
Ou sendo sincera olhando nos meus olhos”
(Henrique Diógenis)
É a mentira quem move o mundo. Negue-me se for capaz! Eu queria entender o movimento da loucura. Muitas pessoas são chamadas loucas pelo fato de ter a sinceridade na ponta da língua... ... Condecoro a mentira, pois sem ela não existiria a verdade.
... Uma das formas da loucura é trazer a verdade à tona. Claro, ninguém é compreensível ao ponto de ser esmagado pelo que é, preferimos o sofrimento da nossa falsidade. Quando mentimos somos beijados e recebemos café na cama. Quando sinceros, nos deitam na cova e jogam terra sobre nós. És a tua própria hipocrisia. Afinal, já nascemos chorando enquanto nossos pais sorriem... Talvez a morte seja a mais sincera das mentiras!
Sou louco, por dizer a verdade?... Pronto! Sou sim o dono da verdade, e daí? Sou o dono da verdade da sua mentira, assim como sou o dono da mentira da sua verdade! É o político que diz “eu sou isso, eu sou aquilo”... o marido que chora miséria, mas cobre a meretriz em ouro; o pai que bate no filho mesmo estando mais errado; os negócios então... o grande empresário já diz: “sem mentira não ganhamos dinheiro”. A publicidade, que nos vende a propaganda de um produto vencido e sem serventia... é isso aí, somos tão fracos que chegamos a ser capazes da mentira nos zombar e ainda dar um pé na bunda da gente!
Prove-me então que cinco estrofezinhas destas não estão recheadas de mentira. Até poderia, se a verdade não houvesse!... Assim, ao passo que detestamos a mentira alheia e que essa mentira nos atinja, adoramos e não temos como viver sem a nossa própria mentira e mentindo para os outros!
Com a máscara da mentira a verdade me assombra e meus anjos viram demônios! Como disse Henrique Diógenis, "a mentira é muito sincera quando fala me olhando nos olhos".