FALSIDADE. MENTIRA. SABEDORIA.

MAQUIAVEL, SALOMÃO. MENTIRA. FALSIDADE. SABEDORIA.

A sinceridade é o único veículo que pode realizar nossa verdadeira felicidade, pois não mente a nós mesmos, sendo a mentira o caminho que leva à negatividade e à depressão.

A sinceridade dá a baliza que será paradigma de uma vida feliz ou infeliz, e somente nosso interior pode ser testemunha da escolha.

A melhor maneira de ser feliz é contribuindo para a felicidade dos outros, o que se dá pela sinceridade manifestada, nunca pela mentira.

Pessoas existem, íntimas permanentemente do exagero, que não sabem dizer a verdade sem mentir. Passam pela vida, a vida não passa por elas. Caricaturas e fantoches das vontades irrealizadas, simbiose perfeita da depressão de braços com a frustração.

Mentir e falsear mal, como fazem, corrigindo, é pior que calar.

DESSAS MINHAS BREVÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES, REFLITO COM O PERIGOSO, AGUDO E SAGAZ MAQUIAVEL:

“HÁ TRÊS TIPOS DIFERENTES DE MENTE: UMA COMPREENDE AS COISAS SEM AJUDA; A SEGUNDA COMPREENDE AS COISAS DEMONSTRADAS POR OUTREM; A TERCEIRA NADA CONSEGUE COMPREENDER NEM COM A ASSISTÊNCIA DOS OUTROS. A PRIMEIRA É A MAIS EXCELENTE, A SEGUNDA É TAMBÉM MUITO BOA, A TERCEIRA É INÚTIL”.

O

Os falsos e mentirosos, sempre depressivos, incorporam a terceira mente de Maquiavel.

MAS SALOMÃO ENSINA ÀS MENTES QUE PODEM APRENDER, O VALOR DA SABEDORIA:

“POR AMOR DISTO DESEJEI EU A INTELIGÊNCIA E ELA ME FOI DADA; E INVOQUEI O SENHOR, E VEIO A MIM O ESPÍRITO DA SABEDORIA;

E A PREFERI AOS REINOS E AOS TRONOS E JULGUEI QUE AS RIQUEZAS NADA VALIAM EM SUA COMPARAÇÃO;

NEM PUS EM PARALELO ELA COM AS PEDRAS PRECIOSAS; PORQUE

TODO O OURO EM SUA COMPARAÇÃO É UMA POUCA DE AREIA, E A PRATA SERÁ REPUTADA COMO LODO À SUA VISTA;

E EU A AMEI MAIS DO QUE A SAÚDE E DO QUE A FORMOSURA, E ME RESOLVI A TÊ-LA POR LUZ; PORQUE SUA CLARIDADE É INEXTINGUÍVEL.

E EU A APRENDI SEM FINGIMENTO, E A REPARTO COM OS OUTROS SEM INVEJA, E NÃO ESCONDO AS RIQUEZAS QUE ELA ENCERRA”.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/02/2010
Reeditado em 07/02/2010
Código do texto: T2074159
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.