A RAIZ DA ESCOLA
A RAIZ DA ESCOLA
A educação é uma ciência que toma corpo de várias formas. Uma delas é em forma de escola.
E a escola por sua vez adquire vida através de seus profissionais. Vida que anima um corpo com membros, sistemas e órgãos como se fosse o corpo de um elemento do reino animal. Mas, se a escola tomasse forma no corpo de uma planta, poder-se-ia colocar cada elemento da escola como parte de um belo e frondoso jequitibá. A escolha do jequitibá se deve ao fato de ser uma árvore resistente, nobre, rara e de extrema beleza.
Na fronde da árvore teríamos os alunos, milhares de folhas, com todos os rostos, raças, caracteres e sorrisos maravilhosos. Nos galhos teríamos os professores, segurando seus educandos, fazendo-os vibrar ao sol e ao sabor do vento.
No tronco estaria o diretor. Firme sustentando os galhos e a fronde como um baluarte; rijo, impenetrável...
E o supervisor ou coordenador? Onde entraria esta figura que não aparece nos feitos convencionais da escola? Será que sua função não é tão importante?
Há quem particularmente a considere a raiz da escola. Raiz, porque mantém a escola no seu objetivo, fazendo com que permaneça firme na sua característica funcional.
É a raiz que retira do universo de livros e informações a seiva pedagógica conduzindo-a até os galhos misturada com seus mágicos componentes: planejamento, projetos, novas informações, novas tecnologias, motivação, auto-estima... Enfim, tudo que possa nutrir os galhos para que estes mantenham funcionando as folhas.
Nem sempre a raiz é reconhecida como imprescindível. Quando a planta (escola) dá bons frutos na sala de aula, todo o mérito vai para o professor. Quando o fruto é de representatividade social o mérito vai para o diretor.
É para se refletir. Sem o supervisor, ou coordenador escolar será que os frutos das salas de aulas seriam tão belos e tão doces. Será que sem o trabalho do supervisor ou coordenador escolar a representatividade social seria tão notável...
Se a escola fosse uma planta, o supervisor certamente seria a raiz.
Wanderlice de Souza Carvalho, 26 de março de 2007.